Ifac terá campus na Baixada do Sol

Governador Tião Viana recebeu o reitor da instituição, Marcelo Minghelli, para discutir detalhes da parceria

foto_sergio_vale_1_ifac_encontro_tiao.jpg

"O Ifac tem nosso apoio e vamos buscar garantir que essa parceria seja um sucesso”, disse o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) terá um campus instalado na região da Baixada do Sol. A instituição deve construir uma escola técnica federal para atender os moradores de pelo menos 15 bairros. O campus será construído em parceria com o governo do Estado, prefeitura de Rio Branco e Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

Na tarde desta quinta-feira, 16, o governador Tião Viana recebeu o reitor do Ifac, Marcelo Minghelli, o deputado federal Sibá Machado e o superintendente da SPU no Acre, Glenilson Araújo, para discutir detalhes da parceria.

“O governo do Estado tem grande interesse em ver essa obra concluída atendendo os moradores de uma das regiões mais populosas de Rio Branco, pois essa escola vai levar formação profissional e o conhecimento científico para uma região muito carente. O Ifac tem nosso apoio e vamos buscar garantir que essa parceria seja um sucesso”, disse o governador Tião Viana.

Marcelo Minghelli disse que o campus vai atender à peculiaridade do Ifac, que é o de buscar atender populações mais carentes, ajudando a elevar os índices econômicos e sociais. “O governo vai doar uma área de 2,7 hectares e o governo federal vai entrar com as instalações físicas e o corpo docente permanente”, explicou o reitor.

A construção do campus conta com o apoio da SPU, que deve viabilizar a doação de parte da área onde será construído o campus, já que esta é de propriedade da União. “A SPU contribui, pois essa é uma garantia de que a área em questão terá destinação social”, afirmou Glenilson.

Sibá Machado contou que a ideia para a construção do campus na Baixada nasceu de uma reivindicação da comunidade. “Aquelas pessoas se sentiam marginalizadas porque o poder público não ia para a Baixada. Daí, falaram na possibilidade da instalação de um centro administrativo. A ideia foi amadurecendo até que, numa conversa com o reitor e com o governador, nasceu a iniciativa de se criar o campus do Ifac naquela região”, explicou o deputado. “Através desse campus, outras instituições, com certeza, vão se dirigir para lá.”

Estado e Ifac desenvolvem outras parcerias para construção de unidades no interior. Marcelo Minghelli deve acompanhar o governador a Xapuri nesta sexta-feira. Ali, devem discutir a construção do campus naquela cidade.

Encontro do SBPC no Acre em 2013

O encontro também discutiu a possibilidade do Acre sediar a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2013. Sibá Machado, que deve participar do encontro deste ano como palestrante de uma das mesas do encontro que acontece no próximo mês em Goiânia (GO), apresentará a proposta de trazer o evento para Rio Branco.

Para tanto, Machado já conta com o apoio da direção do Ifac e da Universidade Federal do Acre (Ufac) e agora, também, do governador Tião Viana, que se comprometeu em assinar carta conjunta reivindicando o Acre como sede do SBPC em 2013. “Esse será um evento grande, um evento para cerca de 10 mil pessoas. Se o Acre fizer um apelo bem feito, certamente lograremos êxito nessa empreitada”, afirmou Sibá Machado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter