Governo do Estado, USP e Ufac promovem doutorado no Acre

Governador Tião Viana assinou termo de compromisso que garante pós-graduação em Saúde Pública

dsc05248.jpg
dsc05310.jpg
dsc05391.jpg

O governo do Estado e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) assinaram termo de compromisso para a realização de um novo programa de doutorado interinstitucional (Foto: Divulgação)

O governo do Estado e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) assinaram termo de compromisso, envolvendo também a Universidade Federal do Acre (Ufac), para a realização de um novo programa de doutorado interinstitucional.

Segundo a professora Helena Ribeiro, diretora da FSP, “a integração entre as duas instituições atende os objetivos básicos da faculdade, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, de estreitar o relacionamento com a sociedade e colaborar em políticas públicas na área de saúde pública no Estado do Acre″.

A secretária de Saúde do Estado, Suely Melo, participou da solenidade. "Esse Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública é de grande importância e vem ao encontro da política de saúde pública que está sendo implementada por nosso governo. Precisamos formar massa crítica no Estado, porque dessa forma estaremos formando multiplicadores para a formação de profissionais nos diversos segmentos da saúde", disse.

De acordo com a secretária, a política de formação profissional stricto senso e latu senso vem sendo implementada de forma sistemática pelo governo do Estado. Dois exemplos são a criação do curso de Medicina da Ufac, que teve todo o apoio do Executivo, e o programa de Residência Médica do Hospital das Clínicas.

O doutorado é importante no Acre para aumentar a oferta de programas de formação strictu senso, intensificar e qualificar o desenvolvimento de pesquisa em saúde, buscando diminuir as desigualdades regionais entre as unidades da federação.

Para a realização do curso de Doutorado em Saúde Pública o governo do Estado vai investir R$ 1,6 milhão. A Faculdade de Saúde Pública da USP será responsável pela seleção dos alunos e execução das atividades acadêmicas do programa, com titulação dos alunos devidamente reconhecida pelo sistema nacional de educação. Caberá à Ufac a disponibilização de infraestrutura e logística necessária para a execução do curso.

Após a assinatura do termo de compromisso, o governador participou da banca de defesa de doutorado de Marcelus Antonio Motta Prado Negreiros, autor da tese "Trajetória e Memórias sobre a Saúde de Soldados da Borracha em Seringais do Acre".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter