Alunos da rede estadual de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves comemoram chegada dos netbooks

Foram entregues mais de 800 computadores portáteis, que a partir de agora contribuirão com o processo de ensino aprendizagem

o_netbook_disponibiliza_mais_de_25_mil_obras_literarias._foto_eunice_caetano.jpg
aluna_ftima_dos_santos__afirma_que_com_o_netbooks_suas_chances_sero_maiores_no_enem._foto_eunice_caetano.jpg

Além de ser mais um componente tecnológico em sala de aula, os computadores portáteis vão possibilitar a inclusão digital de milhares de jovens e suas famílias em todos os municípios do estado (Foto: Eunice Caetano)

Os estudantes concluintes do ensino médio das escolas estaduais Flodoardo Cabral, Dom Henrique Ruth e Madre Adelgundes, todas de Cruzeiro do Sul e da escola Francisco Braga de Sousa, do município de Rodrigues Alves, há dias esperavam o momento de receberem os netbooks do programa de inclusão digital Ensinomedio.ac. Nesta terça-feira, 31, o grande momento enfim, chegou. O vice-governador, César Messias e o diretor de inovação da Secretaria de Educação e Esporte, Marco Brandão realizaram a entrega.

“É uma sensação maravilhosa, principalmente aqui no Miritizal, agora podemos usar o Floresta Digital para navegar pelo mundo. Estava muito ansioso pela vinda destes equipamentos”, revela Benedito Jacó, aluno da escola Madre Adelgundes.

Foram 800 computadores, que a partir de agora contribuirão com o processo de ensino aprendizagem de alunos e professores da rede estadual dos dois municípios. Os equipamentos dispõem de 2,5 mil obras literárias, vídeos educativos e acesso livre a internet através do Floresta Digital, além de vídeos, aplicativos da rede social, ferramentas de produtividade (produtor de texto e planilhas), programas da  TV Escola, tira dúvidas e jogos. “É uma biblioteca completa. Agora vocês irão buscar conhecimento onde jamais imaginariam”, comenta o vice-prefeito de Rodrigues Alves, Neri Magalhães.

A aquisição de um computador para muitos alunos, ainda é um item de luxo, pois em sua grande maioria são oriundos de famílias de baixa renda. É o caso da aluna Fátima dos Santos, da escola Madre Adelgundes, localizada no bairro Miritizal, um dos mais carentes de Cruzeiro do Sul. Morando na casa dos tios, devido a grande distância de sua casa, no seringal Ouro Preto, Fátima diz que seus pais jamais teriam condições de adquirir um netbook para ela. “Foi um privilégio e um incentivo para todos nós. Agora vou poder baixar provas do Enem e me preparar para o exame deste ano. Este foi meu melhor presente de aniversário”.

Além de ser mais um componente tecnológico em sala de aula, os computadores portáteis vão possibilitar a inclusão digital de milhares de jovens e suas famílias em todos os municípios do estado, alcançando até os de difícil acesso. “Esse programa teve data para iniciar, mas não tem data para terminar. Os alunos vão poder inserir seus familiares, amigos e vizinhos no mundo tecnológico”, diz entusiasmado o vice-governador César Messias.

alunos_esto_empolgados_com__as__ferramentas_disponiveis_no_netbook.jpg

Foram entregues 800 computadores, que a partir de agora contribuirão com o processo de ensino aprendizagem de alunos e professores (Foto: Eunice Caetano)

Para estimular o uso da ferramenta de forma produtiva, a Secretaria de Educação através dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) vai ministrar oficinas aos professores e alunos de todas as unidades de ensino que receberam os equipamentos. Umas das ações a serem implementadas no decorrer do ano e que vai possibilitar aos alunos terem melhor performance nas provas do Enem são os Jogos Estudantis Digitais, voltados para as habilidades e competências do exame. “Queremos que o nosso aluno conclua o ensino médio e não pare de estudar”, diz Marco Brandão.

Nesta quarta-feira, 01, mais 193 netboo ks serão entregues, 27 na escola Djalma Cunha Batista, em Tarauacá, e 166 na unidade de ensino José Gurgel Rabelo no município de Feijó.   

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter