Prorrogada mais uma vez no Acre a vacinação contra a influenza

Campanha atinge mais de 75% da população alvo, mas a meta é chegar aos 80%

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou que desde o início da campanha, 25 de abril, até esta terça-feira, 31, a cobertura da vacina contra a influenza foi de 75,58%, quando a meta do Ministério da Saúde é de 80%, por isso o final da campanha foi prorrogado mais uma vez para o dia 10 de junho.

A campanha para a vacinação da influenza teve início em todo o Brasil no dia 25 de abril e deveria acabar dia nove de maio, mas em alguns estados, incluindo o Acre, foi prorrogada para dia 30. O público alvo da campanha são os idosos, indígenas, profissionais de saúde, gestantes e crianças de seis meses a dois anos de idade.

“No Acre há locais de difícil acesso e muitos profissionais ainda estão em campo, por isso precisamos de um prazo maior, embora já tenhamos alcançado um ótimo percentual de cobertura”, diz a gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frios da Sesacre, Auxiliadora Holanda.

Dos 75,58% vacinados até agora 62,84% são crianças; 51,97% gestantes; 78,73% indígenas; 82,15% idosos e 133,82% de trabalhadores em saúde.

A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma efetiva estratégia de prevenção para redução da ocorrência da doença, internações e óbitos ocasionados pelo vírus da Influenza.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% e 75% da mortalidade global. Entre os idosos que residem em casas de repouso, a vacina pode reduzir em aproximadamente 60% os riscos de pneumonia e de 50% a 68% os casos de hospitalização e morte, respectivamente. Além disso, a pesquisa aponta uma redução de mais de 50% nos casos de doenças relacionadas à Influenza.

Em 2010, o Acre foi um dos Estados brasileiros que alcançou a melhor cobertura vacinal – 86% – e ficou em terceiro lugar no ranking de vacinação do país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter