Ação permite que entidades de assistência recebam alimentos saudáveis para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social
Quarenta produtores de Capixaba (76 quilômetros de Rio Branco) participam do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar, com doação simultânea do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A modalidade permite que entidades de assistência recebam alimentos saudáveis para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Lauro Florêncio de Queiroz produz limão, laranja e mandioca em sua propriedade, no Projeto de Assentamento Extrativista São Luiz do Remanso. Até o ano passado disputava mercado e nem sempre conseguia vender o suficiente para pagar o transporte. “Eu já tenho garantidos R$ 4.500 mil”, comemora.
A coordenadora do programa em Capixaba, Josicleide de Aquino, explica que a entrega dos produtos é feita na terça-feira. Frutas, hortaliças, batata-doce e mandioca são distribuídos para entidades beneficentes, escolares e programas sociais do município.
O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, diz que o programa é um grande exemplo de política pública que juntou duas pontas importantes,ao garantir a inclusão do campo e o alimento de qualidade na mesa de quem precisa.