Força Nacional do SUS avalia situação provocada pelas enchentes

Equipes avaliam ações de assistência e vigilância em saúde ofertados durante a enchente (Foto: Tattiana Jiménez/Ascom/PMRB)
Equipes avaliam ações de assistência e vigilância em saúde ofertados durante a enchente (Foto: Tattiana Jiménez/Ascom/PMRB)

Dois representantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), enviados pelo Ministério da Saúde (MS), estão no Acre para acompanhar as ações de apoio às vítimas das enchentes, realizadas pelo Estado e municípios. Nesta sexta-feira, 6, eles devem seguir para a região do Alto Acre, onde farão uma avaliação das unidades de saúde atingidas pela enchente do Rio Acre.

Em Rio Branco, 13 unidades de saúde, de responsabilidade da prefeitura municipal, foram atingidas pela enchente. Xapuri e Brasileia tiveram as unidades estaduais de saúde prejudicadas pela cheia do Rio Acre.

As avaliações das estruturas físicas das unidades servirão de apoio para que o MS decida quais ajudas serão ofertadas, como reformas prediais e compra de equipamentos, por exemplo. Além das estruturas físicas, os técnicos dos MS estão avaliando as necessidades de apoio do governo federal para manter estoques de medicamentos e insumos hospitalares, e envio de equipes médicas.

A visita da Força Nacional do SUS é acompanhada pelo secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, que esteve reunido com a equipe do MS, na tarde desta quinta-feira, 5. Participaram da reunião, o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, e os secretários adjuntos estaduais de Atenção à Saúde, Paula Mariano, Planejamento e Gestão, Irailton Lima, e de Administração e Finanças, Kleyber Guimarães.

“Governos federal, estadual e municipal estão unidos para ajudar a população neste momento de crise. O governo federal já enviou medicamentos e insumos hospitalares, e está disposto a ajudar no que for preciso para amenizar o sofrimento da população”, ressaltou o secretário Armando Melo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter