Desempenho de estudantes é fortalecido com atividades extras

Escola inicia programa Mais Educação homenageando alunos

pais_aprovam_as_atividades_no_contraturno_das_aulas__para_seus_filhos.jpg
alunos_da_escola_serafim_da_silva_salgado_receberam_medalhas_pelo_bom_desempenho_no_mais_educacao.jpg

Alunos receberam medalhas pelo bom desempenho obtido no programa Mais Educação (Foto: Eunice Caetano)

O estudante Egildo Guimarães, 12, sempre foi atento e esforçado na escola. Mesmo assim, o jovem, que estuda na 6ª série na Serafim da Silva Salgado, tinha dificuldade em matemática e português. A chance de melhorar suas notas surgiu após a implantação do Programa Mais Educação, que nesta sexta-feira, 15, iniciou suas atividades na escola homenageando Egildo e mais 14 estudantes com medalhas pelo bom desempenho obtido no programa.

“Achei muito bom participar do programa. Antes de frequentar o Mais Educação, eu ficava em casa apenas assistindo TV e brincando. Agora, até minha letra ficou mais bonita e consegui desenvolver meus estudos. Eu tive aulas de informática, matemática e letramento”, revela Egildo, que faz questão de continuar fazendo as atividades do programa, mesmo tendo superado suas dificuldades.

Nesses três anos de implantação na Serafim Salgado, o Mais Educação já oportunizou com cursos de informática, letramento e esporte cerca de 600 estudantes. Para essa nova etapa, a escola disponibilizará mais 200 vagas que atenderão estudantes nos cursos citados e mais os de hortas comunitárias e recreação. “A avaliação é muito positiva para nossa escola. Os alunos se tornam mais tolerantes e aprendem a ler e escrever com mais facilidade, além de estreitarem os laços de amizade com a escola”, declara a diretora, Lúcia Melo.  

Se para os estudantes o Mais Educação é certeza de aprendizado e lazer, para os pais ele representa a oportunidade de ver seus filhos ocupados com tarefas que ajudam no desenvolvimento intelectual e social, além de mantê-los  longe das drogas e da violência. “Meus dois filhos participam do programa. Sinto que estão muito mais disciplinados e com a mente ocupada, apenas com o estudo”, diz a dona da casa Mariza Guedes.

Desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, o Mais Educação visa aumentar a oferta educativa nas escolas com atividades optativas que abrangem meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, letramento e reforço escolar.

O Acre aderiu ao Mais Educação em 2007. Naquele ano, o projeto atingiu apenas cinco escolas e aproximadamente 700 estudantes. Com a expansão devido ao sucesso apresentado nos indicadores educacionais, foi ampliado e hoje atende 55 unidades de ensino nos municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. Os investimentos para atender os oito mil alunos matriculados no programa este ano totalizam R$ 2 milhões.

De acordo com o coordenador estadual do Mais Educação, Denison Brãna, os resultados têm sido gratificantes para a educação, pois a evasão tem diminuído muito após a adesão do programa. “Temos dados de melhoria na escrita e leitura, e isso se reflete nos indicadores”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter