Data é uma oportunidade para que as comunidades de todo o mundo se unam e promovam ações em favor de hábitos mais saudáveis
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu em 2011 o tema “A Resistência aos Antimicrobianos” para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. O tema foi indicado para alertar a população com relação aos antimicrobianos, para dar êxito ao controle de HIV, malária,e tuberculose. A resistência da bactéria deixa as pessoas doentes por mais tempo, eleva o risco de morte e torna o tratamento mais caro.
A data é uma oportunidade para que as comunidades de todo o mundo se unam durante o dia e promovam ações que possam melhorar a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) aproveita o dia para orientar e dar dicas de saúde.
“É sempre recomendável dar atenção à prática de sexo seguro com o uso do preservativo. Caso tenha passado por risco de contaminação através de objetos como seringas e alicate de unha, procure o CTA para realizar hemograma”, disse Francimary Muniz, coordenadora da Divisão de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
A coordenadora da Divisão de Tuberculose, Elcilene Farias, orienta a população caso apresente alguns sintomas da doença. “Tosse contínua por mais de três semanas, febre alta no período da tarde, fraqueza e perda de peso são sintomas da tuberculose. A doença é transmitida pela tosse ou espirro de uma pessoa que esteja contaminada.
” Prática de exercícios físicos e alimentação saudável influem diretamente tanto na saúde quanto na qualidade de vida das pessoas. Por isso a nutricionista Andréia Marinho dá algumas dicas para uma boa alimentação. “Fazer pelo menos três refeições ao dia e incluir frutas, legumes e verduras em todas elas. Evite refrigerantes e sucos industrializados, biscoitos e outras guloseimas. Além disso, é fundamental beber dois litros de água por dia e fazer atividades físicas regularmente.
” “Quando a pessoa começa a fumar ao menos uma vez ao dia constantemente, torna-se dependente por causa da nicotina. O cigarro pode conter mais de 4.000 substâncias químicas, como amônia, naftalina, formol e acetona, entre outros. Se nunca fumou, não experimente. Se já é um fumante, é hora de deixar o vício. Cuide do bem mais precioso que podemos ter – a saúde,” orienta Silene Fontenelle, responsável técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo.