Analistas criminais recebem equipamentos para melhorar desempenho na coleta, registro e análise de informações
A Polícia Militar e a Polícia Civil da região do Vale do Juruá reuniram-se no auditório da Delegacia Geral de Polícia com objetivo de analisar os dados relacionados à segurança nos três primeiros meses da gestão Tião Viana. Participaram da reunião o comandante de Policiamento Operacional 2, coronel Júlio Cesar, o vice-comandante da PM em Cruzeiro do Sul, major Alves, o comandante da PM em Tarauacá, major Gonzaga, o comandante da PM em Feijó, capitão Estephan, e a diretora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Antônia Francisca de Oliveira, além de analistas criminais.
Por orientação do governador Tião Viana, explicou Antônia, com base nos resultados apresentados, as duas polícias farão uma programação de ações para o mês de abril, visando presença nas comunidades. Com esse planejamento, a segurança pública ganha em economia de recursos humanos e financeiros, pois direciona as ações para os horários, dias e tipos de crime que ocorrem com mais frequência.
“O governo quer reduzir os crimes violentos contra a vida e os crimes contra o patrimônio. A prioridade é diminuir em 2011 até atingirmos uma taxa inferior à nacional no item homicídios, que é indicador internacional de mensuração da violência e criminalidade em determinada região”, afirmou Antônia.
Kits
A Secretaria de Segurança Pública também iniciou a distribuição de kits de trabalho aos responsáveis pelos núcleos de análises criminais no Vale do Juruá, nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó. Os kits são compostos de computadores, nobreaks, câmaras fotográficas, impressoras multifuncionais, aparelhos de datashow e GPS.
Segundo Antônia, os kits são instrumentos de trabalho para que os analistas possam ter informações corretas e coerentes e orientar delegados e comandantes da PM no direcionamento das operações que serão realizadas durante todo o ano.
Excelentes resultados
Nos dados apresentados relativos aos três primeiros meses, as regiões do Juruá, Envira e Tarauacá têm resultados excelentes. Para o coronel Júlio César, isso é fruto do trabalho de forma integrada baseado em planejamento. Ele destaca que todos os municípios do Vale do Juruá, além do Vale do Tarauacá/Envira, tiveram redução nos índices criminalidade em relação aos últimos cinco anos, especialmente em 2010.
No item homicídios, por exemplo, em Feijó não aconteceu nenhum nos três primeiros meses; em Tarauacá, no mesmo período, dois homicídios; em Cruzeiro do Sul, um e em Marechal Thaumaturgo, um. “A redução nos mostra que o caminho é esse. Precisamos fazer correções, mas estamos no caminho certo. O governador Tião Viana e o comandante da PM, coronel Anastácio, estão empenhados. No final do ano com certeza teremos índices ainda melhores.”