Governo apresenta ferramenta de humanização para secretarias

Ferramenta web será  disponibilizada para integrar e acompanhar as ações de humanização de todo o Estado

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A proposta da Secretaria de Humanização é que cada participante monte um grupo ou comitê de humanização no interior de sua secretaria, que possa realizar conversas, reflexões e avaliações para identificação dos principais problemas (Foto: Angela Peres/Secom)

Como parte da estratégia para otimizar e fortalecer as iniciativas de humanização existentes na administração pública, o governo do Estado, através da Secretária de Gestão Administrativa/Humanização, apresentou nesta terça-feira, 15, no auditório da OCA, um sistema de gestão das ações de humanização via web para planejamento e acompanhamento das atividades de cada secretaria.

A ideia é compor, com o apoio dessa ferramenta, uma verdadeira “Teia da Humanização”, com a participação de todas as secretarias e articulada pela Secretaria Adjunta de Humanização, constituindo assim a Rede de Humanização da Gestão Pública do Acre.

Na ocasião estiveram presentes representantes de órgãos estaduais que não haviam participado do primeiro momento de disponibilização da ferramenta. Durante o encontro eles explanaram a respeito das ações de humanização que já são executadas pelos funcionários e da expectativa com relação ao novo projeto, que pretende mudar a forma de servir.

O sistema de gestão web, o DotProject,  facilitará o planejamento e conhecimento da execução das ações que estão sendo implantadas. A ferramenta, além de possibilitar o acompanhamento integrado online dos projetos de todas as secretarias, gera relatórios de atividades, custos e ainda gerencia o pessoal através da emissão de e-mails para os envolvidos.

Como resultado desse trabalho, esse grupo, que conhece a ferramenta, passa a propor medidas com o objetivo de melhorar o atendimento, a cultura e o clima organizacional da sua secretaria. Já existem 20 projetos cadastrados na “rede de humanização”, com 45 pessoas já atuando nas ações que foram elaboradas pelos próprios servidores, de acordo com suas realidades e necessidades.

A secretária adjunta de Humanização, Francis Mary Lima, destaca que muito tem se falado de humanização, porém, ainda não se chegou a um senso comum do que seja a prática. Ela destaca como um dos princípios da missão de humanizar o respeito pelo servidor.

“Seguindo o princípio do slogan do governo do Estado, que é ‘Servir de Todo Coração’, estamos pensando a humanização de dentro para fora das unidades. Humanização é uma palavra que abrange muito significados, muitas ações por meio de um trabalho transversal, e com esse intuito foi criada a rede acreana de humanização, e por meio da ferramenta poderemos conhecer o desenvolvido do trabalho em outras secretarias, trocar e resgatar experiências que tendem a melhorar a condição do servidor com reflexos na prestação de serviço ao usuário”, destaca.

A gestora fala ainda do desafio de integrar todas as secretarias em um único propósito e perceber a motivação e o interesse que as pessoas demonstram ao falar de humanização na gestão pública. “É um desafio fascinante que vai ao encontro da ousadia do governador do Estado, que pretende inovar a cara da gestão pública, dando um novo ânimo aos servidores e qualificando o serviço que é disponibilizado pelo governo. São coisas simples, mas que para o ser humano têm um valor incomparável, e o governador Tião Viana está sensível a isso”, pontua.

A proposta da Secretaria de Humanização é que cada participante monte um grupo ou comitê de humanização no interior de sua secretaria, que possa realizar conversas, reflexões e avaliações para identificação dos principais problemas relacionados à humanização, no tocante a dois aspectos fundamentais: a qualidade do atendimento ao usuário e a melhoria das relações interpessoais.

Para a representante da Secretaria de Saúde do Estado Thalita Nascimento, mesmo que discretas, as mudanças já existem, e iniciar o processo de humanização pela valorização do servidor é para ela preparar a base para uma novo comportamento de toda uma população. Ela destacou a estruturação física das instituições demonstrando um respeito pelo local de trabalho dos servidores e tornando assim um principio de motivação.

“Nós não tínhamos essa experiência de encontrar e conhecer o que está sendo desenvolvido ou praticado em outras secretarias, e isso fortalece a gestão, porque vamos atuar de forma integrada, caminhando todos para uma mesma direção. Humanizar a saúde é prioridade, mas de nada adianta se a educação não for da mesma forma, se o social também não estiver no mesmo projeto. Parabenizo o cuidado do governo do Estado e a ousadia da SGA/Humanização em encarar esse desafio. Vamos caminhar juntos para construirmos uma gestão que atenda os anseios da população”, enfatiza.

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