Formação profissional em saúde

Alunos da Escola Técnica em Saúde contam como os cursos têm transformado suas vidas

As aulas das novas turmas da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha – unidade descentralizada do Instituto Dom Moacyr – tiveram início há pouco mais de 15 dias, mas o impacto da qualificação profissional já é grande na vida dos jovens e trabalhadores que estão fazendo os cursos.

São 210 educandos inseridos nos cursos: Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico em Radiologia. O grande diferencial dessas turmas é que foram as primeiras abertas pelo governo do Estado à comunidade em geral. Até hoje, os cursos atendiam as demandas do Sistema Único de Saúde, ou seja, a formação era destinada somente a trabalhadores que já atuavam no Sistema, mas não possuíam a qualificação adequada.

Maria Auxiliadora Frota, moradora do Conjunto Jorge Lavocat, faz o curso Técnico em Radiologia. Para ela, a oportunidade de ter uma profissão foi impossível de ser desperdiçada. “Todo dia eu levo um conhecimento novo para a casa, não só por meio dos mediadores, mas pela convivência com os colegas também. Desde que comecei o curso a minha vida mudou lá em casa, minha mente se abriu e eu tenho aprendido a ser uma pessoa melhor, como mulher, mãe e esposa”, disse.

Na primeira semana dos cursos, além de conhecer a infraestrutura da escola, a equipe e a proposta pedagógica que é desenvolvida em todas as unidades do Instituto Dom Moacyr, os educandos tiveram contato com a realidade do mundo do trabalho de cada uma das áreas que optaram, por meio de visitas técnicas a diferentes unidades de saúde em Rio Branco, tanto públicas quanto privadas.

A turma de Auxiliar de Saúde Bucal, por exemplo, visitou, dentre outros, a UPA da Via Verde e o SESC. Os educandos do Técnico em Radiologia conheceram as instalações do Centro de Diagnóstico por Imagem do Acre (CEDIAC) e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB). Já os do curso técnico em Nutrição e Dietética visitaram o Hospital da Criança e o Restaurante Popular.

Por fim, os futuros Técnicos em Enfermagem, por exemplo, conheceram o Hospital das Clínicas, e a turma do curso Técnico em Análises Clínicas visitou os laboratórios da Rede Estadual e da Rede Municipal de Saúde.

Mais depoimentos

Josemir Silva, Curso Técnico em Nutrição e Dietética. “Quando comecei, fiquei receoso, pois não tinha noção de como era o mercado de trabalho. Hoje, a cada dia que a gente participa das aulas, a cada nova atividade, cresce o desejo de se realizar como profissional da área.”

Jubilene Falcão, Curso Técnico em Análises Clínicas. “Procurei o Instituto Dom Moacyr porque estava desempregada. Eu estou achando muito boa essa experiência vivida aqui, estou adquirindo novos conhecimentos, e minha mente está se abrindo para novos rumos.”

Durval Nascimento, Curso Técnico em Análises Clínicas. “O curso é bem atualizado. A metodologia utilizada na Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha é bem atual, objetiva e avançada, bem diferente de qualquer escola." 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter