Rios Juruá e Iaco transbordam e continuam subindo

Rio Juruá esta 43 centímetros acima da cota de transbordamento, registrando 13,43m (Foto: Onofre Brito)
Rio Juruá está 43 centímetros acima da cota de transbordamento (Foto: Onofre Brito)

A Defesa Civil segue com sua rotina diária de monitoramento dos rios do Acre. Os rios Iaco, em Sena Madureira, e o Juruá, em Cruzeiro do Sul, transbordaram e continuam subindo. Nesta terça-feira, 3, o Rio Iaco registrou 16,10 metros, ultrapassando a cota de transbordamento de 15,20 metros. O Juruá está 43 centímetros acima da cota de transbordamento, registrando 13,43 metros hoje.

A Defesa Civil do Estado realiza na manhã desta terça-feira vistoria nas áreas de riscos de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. A equipe avalia a necessidade de retirada de famílias desses locais. “Em Sena, uma família está desabrigada, outras dez famílias saíram por conta própria e se encontram na casa de familiares. Em Cruzeiro do Sul, quatro famílias estão desabrigadas”, informa o coordenador da Defesa Civil, coronel Batista.

A prefeitura de Tarauacá decretou estado de calamidade pública na segunda-feira, 2. No município, a enchente desabriga 39 famílias. Porém, o rio segue apresentando sinal de vazante – na segunda-feira ele registrou 10,45 metros e nesta terça está com 9,14 metros, saindo da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros.

O Rio Acre apresentou sinais de vazante em Assis Brasil, Brasileia, Rio Branco e Xapuri. Em Rio Branco, o nível do rio passou de 13,72 metros ontem para 13 metros, segundo a medição de 9 horas desta terça-feira. A cota de alerta é de 13,50 metros. Em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri o rio está medindo, respectivamente, 4,06, 3,71 e 7,33 metros.

A Defesa Civil está bem estruturada e em parceria com as prefeituras trabalha para atender as demandas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter