Ifac amplia parceria com a SEE

A interiorização do ensino técnico fortalece o crescimento nos municípios

ifac_see_7ad1s0d1.jpg

Reitor do Instituto e secretário de Estado de Educação estudam alternativas para ampliação da oferta de cursos (Foto: Assessoria Ifac)

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Marcelo Minghelli, recebeu a visita do secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, nesta quarta-feira, 2. Em pauta, possíveis parcerias para a ampliação de ofertas de cursos em Sena Madureira e aplicação de cursos superiores no Acre.

Em Sena Madureira, o Ifac possui hoje uma turma de Técnico Subsequente em Agroecologia e duas turmas de Cooperativismo (um Proeja e um Subsequente). “Temos pessoal e investimento para ampliar essa oferta, mas esbarramos na falta de espaço”, explica o reitor. Esta semana, equipe da Reitoria do Ifac esteve em Sena levantando as possibilidades de expansão em ensino, pesquisa e extensão.

O Ministério da Educação também encaminhou ao município o coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Luís Carlos Rego, e o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), João Dias, para averiguação e busca de solução para a questão estrutural do campus. O Ifam, como instituição anterior à instalação do Ifac, é tutor das obras.

Em Sena Madureira o prédio ainda não começou a ser construído por atraso na contrapartida municipal, que é de acesso ao local, energia elétrica e água. “O investimento federal é grande nas obras, na contratação de pessoal e nos serviços. Porém, muito além do impulso financeiro, a maior aposta é na oferta do ensino médio e superior para toda a região”, argumentou o engenheiro.

O secretário de Educação, Daniel Zen, afirmou que o Estado irá auxiliar na busca de mais um local provisório para o campus do Ifac em Sena, até que a obra seja concluída. Aproveitando a visita, o secretário também iniciou diálogo para possível oferta de cursos voltados para a qualificação de docentes e técnicos da Educação e o atendimento de cursos de licenciatura e tecnológicos que venham ao encontro das necessidades do Estado.

Também ficou acertado um seminário com profissionais da Educação do Estado com o Ifac para troca de experiências sobre novas metodologias de atendimento escolar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter