Vestuário, colchões e roupas de cama foram entregues pela Secretaria de Desenvolvimento Social
A entrega aconteceu na manhã de terça-feira, 1o, quando o secretário de Desenvolvimento para Segurança Social, Antônio Torres, repassou o material à Secretaria de Assistência de Brasiléia. As peças e colchões serão distribuídos às dezenas de refugiados haitianos que se encontram na cidade, em sua maioria, alojados no ginásio poliesportivo do município.
A entrega faz parte de todo um conjunto de ações já desenvolvidas pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura com a participação da sociedade civil (igreja Católica, comerciantes e voluntários). Boa parte do material foi arrecadado com recursos próprios e através de doações feitas pelos servidores da SEDSS, como forma de oferecer melhores condições aos imigrantes.
O número de haitianos que entram no Brasil, principalmente pela fronteira do município de Assis Brasil é crescente, já chegando a 214 refugiados. A fuga tem sido motivada principalmente pela miséria que assola 75% da população, agravada pelo recente terremoto ocorrido em janeiro de 2010, que devastou o país, deixando um número de 200 mil mortos.
Segundo o secretário da SEDSS Antonio Torres, “É dever do Estado, prestar assistência integral à população em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Na situação dos refugiados em particular, mesmo se tratando de estrangeiros, o governo do Acre não tem se omitido diante da situação, mas tem oferecido apoio incondicional através das diversas secretarias (Assistência, Saúde, Direitos Humanos, entre outras), com a realização de exames médicos, fornecimento de mantimentos, emissão de documentos, encaminhamento para postos de emprego, etc”.