Venda de brindes produzidos em parceria com a Cooperativa Costurando o Futuro será encaminhada para construção de uma creche no bairro Bahia
Carnaval é diversão, alegria e muito samba na avenida. Mas também pode ser solidariedade. E pensando nisso, o Acre Solidário invade o Carnaval 2011, que acontece de 5 a 8 de março na Avenida Amadeo Barbosa e estacionamento Estádio Arena da Floresta, com uma ação especial que inclui a venda de lembranças do carnaval. Serão camisetas, bags e bandanas personalizadas com a logo do Carnaval 2011 a preços populares. A renda será revertida para a aquisição do terreno para a Creche Mães Amigas e a compra de insumos para a Cooperativa Costurando o Futuro.
“Estamos aproveitando a oportunidade e realizando essa ação solidária com a Cooperativa Costurando o Futuro e o Lions Clube”, explica a primeira dama Marlúcia Cândida, a frente da campanha Acre Solidário. Parceiros do governo estadual bancaram a confecção dos produtos que serão vendidos em dois stands no espaço do carnaval no estacionamento da Arena da Floresta. "Apreciem o material, que será de bom gosto, bem acabado, que até mandem para fora, pois é uma lembrança do nosso carnaval”, conta a primeira dama.
O Lions Clube será responsabilizado pelas vendas no espaço. A entidade receberá parte da renda arrecadada que será usada para a aquisição do terreno que abrigará a nova Creche Mães Amigas, que antes de ser fechada, atendia 56 crianças no bairro Bahia. Um lugar que abrigue as crianças enquanto os pais não estão em casa faz falta em um bairro carente. Eliana Anis, presidente do Lions Clube Barão de Rio Branco, diz que com a aquisição de um terreno, ele então será doado aos organizadores da creche, para que a prefeitura aplique seu projeto de implantação.
A Cooperativa Costurando o Futuro foi a responsável pela confecção das 500 bags que serão disponibilizadas para venda. A cooperativa é fruto de várias iniciativas da comunidade do Lago do Amapá no sentido de proteger seu entorno e fortalecer a economia da comunidade com inclusão social de jovens e mulheres. A APA foi criada por iniciativa da comunidade, e uma vez que a ameaça ambiental à região estava afastada, as mulheres da comunidade criaram um grupo que começou a costurar um futuro melhor para as famílias.
Há cinco anos elas já oferecem um leque variado de produtos. São cama, mesa, banho e diversas encomendas, como as de bags, as famosas sacolas ecológicas. Esse projeto de sustentabilidade comunitária conquistou uma sede através do Programa de Gestão Participativa da Prefeitura de Rio Branco e está expandindo. Há um ano iniciou um projeto de vitrofusão, que faz arte com frascos de vidro, como os de perfumes. Já existe até uma parceria com uma marca nacional de perfumes, que fornece os frascos através da logística reversa.
Therezinha da Silva, conta que existem 14 costureiras na cooperativa e a parte das vendas revertida para a entidade durante o carnaval será utilizada para pagar as senhoras que lá trabalham e adquirir insumos para ampliar a produção. Com isso, a primeira dama Marlúcia Cândida deixa uma mensagem, “Comprem para ajudar, e tenham um carnaval cheio de paz, diversão e, como diz o governador Tião Viana, se beber, não dirija”.