Até sexta-feira, 30, os beneficiados do Programa Brasil Sem Miséria recebem a primeira parcela dos recursos para implantação de projetos produtivos nos imóveis rurais. No Acre 2.925 famílias integram o programa, em 11 municípios, mas somente mil famílias recebem o dinheiro, nesta primeira etapa.
São 1.400 reais depositados no cartão do Bolsa Família, que devem ser investidos na agricultura familiar. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) desenvolve os projetos e capacitam os produtores para que eles apliquem o recurso de maneira correta. Além disso, a Emater presta assessoria técnica e avalia a aplicação do dinheiro, explica a diretora-técnica, Socorro Ribeiro.
“Nós orientamos os produtores rurais a aplicarem o dinheiro em projetos de produção nos imóveis rurais, de forma que eles tenham renda garantida e qualidade de vida. Depois da aplicação do dinheiro, nós emitimos um relatório que comprove a boa utilização do recurso para que eles estejam aptos a receberem a segunda parcela” disse.