Novas ferramentas de aprendizado aumentam interesse dos alunos pelo aprendizado
O uso das novas tecnologias por professores no ambiente escolar é uma importante ferramenta para tornar o ensino mais atrativo em sala de aula. Para fomentar essa prática nas escolas da rede estadual de ensino, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), realiza capacitações para professores e gestores de escolas públicas do Acre. Nesta sexta-feira, 11, 46 professores da Escola Estadual Diogo Feijó foram contemplados com a palestra “Tecnologias Digitais no Dia-a dia do Professor”, ministrada por técnicos do NTE.
Além da palestra, os professores conheceram as várias possibilidades pedagógicas que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e ferramentas podem promover aos alunos. A coordenadora de ensino da escola, Salete Cardoso, diz que 80% dos docentes já fizeram cursos de TIC e estão habilitados para pôr em prática o aprendizado. “Agora estamos aprimorando, pois é um desafio para nós aplicar as tecnologias nas atividades. Este ano queremos inovar mesmo”, declara.
A escola Diogo Feijó é uma instituição que tem participado ativamente das ações de formação para uso das tecnologias digitais em sala de aula. Graças ao programa Floresta Digital, a escola mantém todos os computadores do laboratório com acesso à internet. Cada professor tem seu próprio blog, assim como a escola também possui a ferramenta para interagir com a comunidade escolar. Outro meio de comunicação bastante atuante na Diogo Feijó é a rádio, que chega a todas as salas pelo sistema de caixa de som.
Matheus Freitas, 14, aprova o uso das novas tecnologias em sua escola e já demonstra conhecer as vantagens que ela proporciona. “Antes, íamos de sala em sala para dar recados, hoje utilizamos o blog e a rádio. Nossa comunicação ficou mais eficiente. Antigamente tínhamos no máximo um datashow, agora nossas aulas de ciências são dadas através do blog, e meus trabalhos são feitos todos no computador. Não uso mais cartolina”, comenta o estudante.
Para o diretor de inovação da Secretaria de Estado de Educação, Marco Brandão, a inserção das novas práticas pedagógica das TICs nas unidades de ensino ocorrerá de forma gradual. “Vamos elencar algumas escolas-piloto para poder ter uma base e reaplicá-la no sistema”, comenta. Brandão disse ainda que as escolas-piloto serão escolhidas de acordo com sua situação nos indicadores educacionais e que todos os projetos deverão ser voltados para a melhoria da educação.
O NTE é uma divisão vinculada à Secretaria de Estado de Educação que oferece cursos de formação continuada para professores e gestores das escolas da rede pública e assessoria pedagógica para desenvolvimento de projetos com Tecnologias de Informação e Comunicação.