Diretorias de Ensino e Educação Especial da SEE debatem novos desafios

Atualmente, mais de seis mil alunos com necessidades especiais são atendidos (Foto: Assessoria SEE)
Atualmente, mais de seis mil alunos com necessidades especiais são atendidos (Foto: Assessoria SEE)

Visando o apoio constante à inclusão, as diretorias de ensino e educação especial reuniram-se com o titular da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Marco Brandão, nesta sexta-feira, 9, para debater as medidas deste ano, fortalecendo o trabalho que já vem sendo realizado nos últimos seis anos.

Entre 2008 e 2014, a oferta voltada para o ensino inclusivo vem crescendo no Estado. Dentro do mesmo período, cerca de R$ 10 milhões foram voltados para o atendimento inclusivo, onde, atualmente, são atendidos mais de seis mil alunos com os mais diversos tipos de deficiências, sejam elas físicas, mentais ou múltiplas.

Um dos principais avanços referentes à educação inclusiva do Acre é a implantação das salas de recursos multifuncionais. As salas são espaços criados para apoiar o Atendimento Educacional Especializado, proporcionando mais condições para a participação e aprendizagem dos alunos especiais, entrando em acordo com o Decreto nº 6.094/2007, que estipula a garantia do acesso e da permanência na rede pública de ensino.

Úrsula Maia, diretora da educação especial da SEE, explica que, em 2008, apenas duas salas de recursos existiam em Rio Branco. Hoje, são 388 salas em todos os municípios acreanos. “A Secretaria busca atender tanto a necessidade pedagógica quando a necessidade clínica, e é isso que faz com que nosso trabalho realmente faça a diferença na vida destas pessoas, possibilitando um pleno desenvolvimento do deficiente na sociedade”, enfatizou.

Rúbia Cavalcante, a nova diretora de ensino da SEE, lembra aos pais ou responsáveis de alunos com necessidades especiais que não deixem de matricular seus filhos. “Quem, por algum motivo, não conseguiu realizar a matrícula durante esta semana, deve procurar a comissão que ficará na Escola Heloísa Mourão Marques entre os dias 19 e 23 deste mês, para verificar a disponibilidade de vagas no ensino regular”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter