Humanização promove o cuidado no serviço público

Humanização realiza diversas atividades nas secretarias (Fotos: Arquivo Humanização)
Humanização realiza diversas atividades nas secretarias (Fotos: Arquivo Humanização)

O governo do Acre, por meio da Humanização, trabalha com as relações interpessoais como um dos elementos que contribuem para a formação do relacionamento real na organização. As ações da Secretaria Adjunta de Humanização representam o cuidado e a atenção do Estado com os servidores públicos dentro e fora do trabalho.

Campanhas voltadas à saúde e prevenção de doenças, oficinas de sensibilização para gestores das Unidades de Pronto Atendimento e de outras áreas elaboração de ações voltadas à educação e a IV Semana do Servidor foram alguns dos destaques da Humanização em 2014.

“A Humanização contribuiu muito ao longo desses quatro anos para a melhoria da prestação dos serviços públicos, quando estimula os servidores à busca da excelência trabalhando os aspectos comportamentais da gestão”, afirma Elineide Meireles, diretora de Humanização.

Esse novo olhar sobre o serviço público apresenta-se como um instrumento estratégico de mudança e inovação, em busca de uma gestão eficiente e eficaz de recursos e problemas públicos e do atendimento às necessidades essenciais da sociedade.

“Há quatro anos, o governador nos lançou o desafio de implantar a humanização na gestão pública. Optamos por cuidar dos servidores por meio de ações de qualidade de vida e de sensibilização por meio da arte, com ações transversais por meio de uma rede”, afirma a secretária adjunta de Humanização, Francis Alves.

Um processo de construção coletiva

A Humanização conta com departamentos que unem o cuidado com a qualidade de vida e a arte construindo um ambiente de trabalho saudável e tranquilo e um local propício para a geração de bons resultados.

A Rede Estadual de Humanização da Gestão Pública trabalha com o objetivo de nivelar estratégias e ações integradas e conta com as parcerias de mais de 70 órgãos de governo e demais parceiros. É um espaço de articulação, de troca de serviços, de experiências e de construção coletiva da Política Estadual de Humanização da Gestão Pública.

“Sentimos que estamos no caminho certo ao valorizar a dimensão humana dos nossos servidores, acreditando que, assim, eles podem atender bem as pessoas. Nosso próximo passo é fortalecer o trabalho com a área da segurança. Temos muito trabalho pela frente”, diz Francis.

Programas que valorizam o serviço público

Todas as atividades de qualidade de vida, como a yoga, a ginástica laboral e a dança de salão, integram o programa Servidor em Movimento e promovem a socialização, a recreação, a melhoria das relações interpessoais, a elevação da autoestima, o sentimento de pertencimento e outros ligados à melhoria da qualidade de vida.

O Programa Artehumanizar sensibiliza e motiva os servidores por meio da arte. É integrado pelo  ArteCura, desenvolvido  nos ambientes hospitalares, que neste ano chegou a sua quinta edição na Unidade de Pronto Atendimento do Tucumã.

A Secretaria Adjunta de Humanização atendeu mais de 1,6 mil servidores, por meio de mais de 100 oficinas, estabelecendo muitos diálogos e parcerias na construção da ideia de humanização e na realização de ações e atividades.

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