Mais uma vez a educação do Acre é bem avaliada na Prova Brasil, avaliação federal aplicada a cada dois anos. Os dados são de 2013 e avaliam o nível de conhecimento de português e matemática dos alunos da rede pública de ensino.
O Acre deu saltos significantes. Segundo o diretor de ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Josenir Calixto, em 1999 de cada 10 estudantes, oito eram analfabetos. Hoje a realidade mudou: de 10 alunos apenas 2 são considerados analfabetos. “Uma prova de que nossas políticas de ensino estão no caminho certo”, afirma.
Ainda segundo Calixto, “as política adotada pelo governo do estado nos últimos 16 anos tem demonstrado continuidade, perseverança e adequações de acordo com a realidade das escolas e dos alunos. A essência dessa política, é o investimento no professor, na sua formação e no fortalecimento do conhecimento aplicado em sala de aula”.
Outra ação positiva adotada pelas escolas acreanas é a reflexão constante de sua prática pedagógica. Esta tem sido uma fórmula de sucesso, comprovada nas avaliações externas como a do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Seape), e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Essas iniciativas funcionam como um diagnóstico do sistema público estadual de ensino do Acre, pois avalia a qualidade no ensino e checa o desempenho dos alunos da Educação Básica.
Prova Brasil
Utilizada como subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Prova Brasil é aplicada em alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio de escolas públicas urbanas e rurais. Criada com base nas propostas curriculares de alguns estados e municípios e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a prova mede os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de português e matemática.