Os dados oficiais sobre o Rio Tarauacá e afluentes não são positivos, pois continuam registrando aumento do nível. Por isso, o governo do Estado amplia o seu apoio enviando um efetivo de 100 homens para atuar na alagação. Aproximadamente 70% da cidade está alagada e 5 mil residências foram atingidas.
Nesta terça-feira, 18, o trabalho de atendimento aos alagados continua e os abrigos se multiplicaram. No momento são seis: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Escola José Augusto de Araújo, Escola João Ribeiro, Abrigo da Criança, Creche Municipal e União do Vegetal. São 50 famílias removidas, totalizando 236 pessoas.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) estão integrados nas atividades de abastecimento do município. O Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer) está apoiando as atividades do efetivo do Corpo de Bombeiros, por isso ainda na tarde desta terça-feira, 18, o helicóptero vai acompanhar o trajeto de barco pelo Rio Gregório para mapeamento das aldeias alagadas e dos ribeirinhos.
A prefeitura lançou a campanha “S.O.S. Tarauacá” para arrecadar donativos aos desabrigados. Para quem puder ajudar, a arrecadação está sendo realizada na Secretaria Municipal de Ação Social, ao lado do da prefeitura, recolhendo alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, cobertores, colchões, colchonetes e itens de higiene pessoal: sabonete, pasta, escova de dente, fraldas descartáveis e absorventes femininos.