O Rio Tarauacá ultrapassou a cota de transbordamento, de 9,50 metros, e atingiu a marca de 11,50 metros, segundo a assessoria da prefeitura de Tarauacá, neste sábado, 15. As informações dão conta de que as chuvas continuam naquele município, o que representa uma preocupação ainda maior para a Defesa Civil Estadual, já encaminhada ao local para socorrer as vítimas do transbordo.
Até o momento, 12 das famílias prejudicadas estão sendo encaminhadas para uma creche da cidade, uma situação inesperada para a época do ano. Todos os aspectos operacionais, como abrigo, assistência e logística de transportes já estão sendo discutidos pela prefeitura de Tarauacá e pelo governo do Estado. “Uma média de 40 a 50% da cidade já foi atingida pelo tranbordamento e a previsão é que o rio continue subindo, então é provável que esse número de famílias aumente também”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Tarauacá, major Moisés.
As autoridades estaduais devem atuar em parceria com a prefeitura para atender as famílias atingidas. “Acabamos de nos reunir com o prefeito da cidade e seu secretariado, colocamos todo o nosso trabalho e instrumentos à disposição de Tarauacá e das famílias, sete equipes estão a postos para ajudar e dar os encaminhamentos necessários”, frisou o comandante do Corpo de Bombeiros no Acre, coronel Flores.