Trabalho com a formação profissional na área da saúde realizado pelo Governo por meio do IDM fez com que o Estado fosse o único da Região Norte a integrar o grupo
Uma equipe da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha – unidade que compõe a Rede de Centros de Educação Profissional do Instituto Dom Moacyr – participou no início do mês da Oficina de Formação de Docentes do Projeto de Formação de Recursos Humanos Brasil – Cuba – Haiti, que foi realizada em Fortaleza (CE).
A Coordenadora Geral da Escola Técnica em Saúde, Anna Lúcia Abreu, foi uma das participantes. "A Oficina foi muito interessante, pois os profissionais que vieram de Cuba já moram no Haiti há algum tempo, são todos médicos e enfermeiros; os profissionais do Haiti também são médicos e enfermeiros que atuam na saúde pública do país. Então foi um momento muito rico de troca de experiências entre os três países", comenta.
Segundo Anna Abreu, os profissionais de Cuba e do Haiti estiveram no Brasil para conhecer o Sistema de Saúde local e saíram bastante entusiasmados, principalmente com um dos princípios do SUS, que é o da equidade no atendimento à população.
A coordenadora geral e mais três mediadores da Área Técnica de Enfermagem da Escola de Saúde do Acre – Renata Sanchez, Amanda Amorim e Fernando Rossi (Mâncio Lima) – fazem parte da comitiva de 35 profissionais que irão contribuir com a reestruturação do sistema de saúde do Haiti, o que inclui a implantação de uma Escola Técnica de Saúde no país. O Haiti foi atingido por um terremoto que matou mais de 200 mil pessoas e deixou cerca de 1 milhão desalojadas, em janeiro deste ano.
"Nossa expectativa é muito grande porque será uma oportunidade em que o Acre, o trabalho na área de formação profissional em saúde realizado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr e da Escola Técnica em Saúde, será conhecido internacionalmente. Aliás, já tivemos um reconhecimento importante, pois somos o único estado da região norte a integrar essa comitiva", destaca a coordenadora.
Os enfermeiros/mediadores foram selecionados por meio de análise de currículo feita pelo Ministério da Saúde e coordenação da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Do Brasil fazem parte do Projeto os estados do Acre, Bahia, Santa Catarina e Paraná. A primeira parte do grupo viaja para o Haiti esta semana; a outra, incluindo os acreanos, na primeira quinzena de novembro.