Estudantes revelam histórias de professores que marcaram suas vidas
Eles estão presentes em nossas vidas desde os primeiros passos e palavras pronunciadas. Muitos deixam marcas que levamos para sempre em nossas lembranças. Todo estudante em qualquer lugar do planeta tem sempre uma história para recordar sobre ele: o professor.
"Quando eu fazia a 4ª série, uma professora de história só parava de ensinar um assunto quando o último colega de sala entendesse. Todos ficavam torcendo para responder certo as perguntas que ela fazia, se não voltava tudo de novo", lembra o estudante de ensino médio da Escola Heloisa Mourão, Francinaldo Silva.
Não é por acaso que estes profissionais deixam na memória dos estudantes algo que marcam para sempre suas vidas. Em sala de aula, o professor não passa apenas o conhecimento que os livros trazem, mas também lições de amizade e companheirismo que podem durar um ano letivo ou até mesmo toda uma etapa de aprendizado. Um exemplo é a aluna do 3º ano do ensino médio da escola José Ribamar Batista, Priscila Negreiros, que superou um trauma familiar com o apoio de sua professora, hoje, grandes amigas. "Ela me ajudou emocionalmente a superar tudo o que sofri perante meus colegas ".
Para a professora de Física da Escola José Ribamar Batista, Francicléia Barroso, há oito anos lecionando, ser referência de uma fase tão importante da vida de uma pessoa é ter a certeza de que sou muito mais que professora. "Eu não sou apenas mediadora do conhecimento, mas amiga e orientadora. Choro e sorrio com eles, mas também os corrijo na hora necessária".
A aluna Kallyne Junqueira, do 2º ano da Escola Heloisa Mourão Marques, nunca esqueceu de um professor que teve no ensino fundamental, pois o este pegava sempre no pé de todos. Hoje a jovem entende que toda a exigência e acompanhamento tinham um porquê. "Ele só queria o melhor pra gente".
Mensagem dos alunos para os professores