Escola da Floresta sedia 8ª etapa do Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira

Jovens trocam experiências no Acre, valorizando o desenvolvimento rural sustentável

p2070221.jpg
conhecendo-a-escola_caminhada1.jpg

Jovens de diversas cidades brasileiras participam de atividades que valorizam os saberes de quem vive nas comunidades rurais (Fotos: Assessoria/IDM)

A Escola da Floresta Roberval Cardoso sedia a 8ª etapa do III Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, que acontece durante o período de 10 a 20 deste mês. São quatorze jovens de diversas cidades do país que vêm ao Acre em busca de troca de experiências de trabalho voltadas para o desenvolvimento sustentável dos jovens de comunidades rurais. A jornada, promovida a cada dois anos, reúne jovens e educadores do campo de todas as regiões do país, ligados a organizações que investem/trabalham com projetos de Educação do Campo para troca de experiências e pauta de ações futuras.

O objetivo da Jornada Rural é favorecer a integração de jovens rurais, participantes de diferentes programas e/ou ações institucionais de desenvolvimento rural sustentável, realizar ações que contribuam para o estabelecimento de uma rede focada no empreendedorismo do jovem rural e desenvolver noções de cidadania, propiciando melhor compreensão das diferenças entre regiões e territórios.

A Escola da Floresta preparou uma programação especial para receber as sete moças e os sete rapazes representantes dos Estados do Amazonas, Paraíba, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro, com teatro, passeios pelos principais pontos turísticos da cidade, visita ao Seringal Cachoeira, em Xapuri, curso de técnicas de rapel e coleta de sementes, entre outras atividades e visitas, além de atividades práticas na Escola da Floresta com as equipes técnicas Florestal e Agroecologia.

Um grupo de 12 educandos da Escola da Floresta teve a oportunidade de vivenciar experiências como essa, participando das varias etapas do intercâmbio em diferentes cidades brasileiras.

DEPOIMENTOS

"O intercâmbio me deu a oportunidade de conhecer as culturas, agriculturas e costumes de outro estado. Estou saindo dessa vivência com a bagagem cheia de conhecimentos novos para levar para o meu estado e minha comunidade". Ramalho Kaxinawá – Representante da Escola da Floresta, participante da 7ª etapa do Intercâmbio realizado na cidade Boa Vista do Ramos – AM.

"Estou achando tudo muito interessante. As pessoas nos receberam muito bem. Esta escola é tudo de bom. A experiência de ir pela primeira vez para a floresta foi muito boa, conheci seringueira, castanheira, aprendi a técnica de rapel, coleta de sementes, estou aprendendo a trabalhar em equipe, vou levar muita coisa boa".
Osineide França, representante do Movimento de Organização Comunitária – Bahia.

"Estou me sentindo praticamente em casa, o clima é igual. Eu tinha muita curiosidade em conhecer a história de Chico Mendes. Aprendi algumas coisas sobre os sistemas agroflorestais com o Nilson Mendes no Seringal Cachoeira, pois há algumas diferenças na minha cidade. O senhor Divino sabe tudo da mata. "Tenho certeza de que todos os nossos dias aqui serão maravilhosos."
Raimunda Tavares, representante da Arcafar-Norte, Boa Vista do Ramos – AM.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter