Governador Binho Marques participa do Dia Nacional da Construção Social

Evento realizado pelo setor da indústria reforça ações de esporte e lazer para trabalhadores da construção civil, segmento que mais cresce no Estado

dia_construcao_social_foto_luciano_pontes_06.jpg

dia_construcao_social_foto_luciano_pontes_04.jpg

Governador Binho Marques cumprimenta trabalhadores da indústria como Anaílton Nascimento que comemora mudança na família a partir de inserção no mercado de trabalho (Fotos: Luciano Pontes/Secom)

Com mais de 10 mil empregos diretos gerados, o setor da construção civil comemorou neste sábado o Dia Nacional da Construção Social, realizado em todo o país pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez no Acre para promover atividades de esporte, lazer e saúde aos trabalhadores da indústria.

A abertura do evento contou com a presença do governador Binho Marques, do presidente da Federação das Indústrias do Acre, João Salomão, do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/AC), Carlos Sasai, do secretário de Estado de Planejamento, Gilberto Siqueira, e do secretário municipal de Obras Públicas do município, Wolvenar Camargo, que na ocasião representou o prefeito Raimundo Angelim.

O Acre se tornou ambiente favorável para a indústria a partir de investimentos feitos pelo Governo do Estado em obras de saneamento básico, abertura de ruas, construção e reforma de escola, hospitais e espaços de lazer. O aquecimento do setor estimula os investidores, empresários que acreditam no potencial de crescimento do Estado fomentando outros setores da economia, como o de serviços e o comércio, ampliando a abertura de novas vagas de trabalho e a geração de renda, melhorando a vida da população.

"Entendemos que os trabalhadores são os elementos de maior importância no processo. O setor da construção civil vai além da situação econômica", diz o presidente do Sinducon, Carlos Sasai, informando que para cada emprego criado outros quatro são gerados. A família de Anaílton Nascimento, 42, sentiu o impacto da mudança desde que, há um ano, ele conseguiu formalizar um emprego em uma empresa da indústria onde trabalha como carpinteiro. "Era muito difícil conseguir uma vaga na área porque eu não tinha formação, ainda mais na minha idade. A gente já sente a mudança, vai melhorando a vida da família", diz Nascimento, que aproveitou a atividade para passar no médico e oferecer opção de lazer às filhas.

A mudança a que se refere o carpinteiro foi citada pelo governador Binho Marques como um processo iniciado ainda no mandato do ex-governador Jorge Viana, que garantiu ao Estado a credibilidade necessária para empreender novos projetos que viabilizam o desenvolvimento econômico e social do Acre. Execução correta dos projetos, cumprimento dos prazos, prestação de contas e responsabilidade social credenciam o Governo do Estado a receber pareceres favoráveis à solicitação de novos recursos para aplicação em obras e programas que elevam a qualidade de vida da população.

Na próxima sexta-feira, o governador Binho Marques assina em Brasília novos termos que irão garantir R$ 850 milhões provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), recursos que deverão ser aplicados no Estado nos próximos quatro anos em obras estruturantes. "O próximo governo já terá esse volume de recursos para investir ainda mais no Estado. O que fizemos até aqui nos credenciou para conseguir mais recursos, que vão garantir à construção civil mais trabalho, gerando renda e qualidade de vida para todos. Quero agradecer aos empresários que acreditaram no Acre, e investiram, e aos trabalhadores. Fizemos muito. Quem olha para trás percebe as mudanças, mas ainda não está bom. Muito mais há de ser feito daqui para frente", afirma o governador.

dia_construcao_social_foto_luciano_pontes_113.jpg

Governador destaca importância do setor para o Estado e anuncia novos investimentos para o Acre provenientes do PAC 2 (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Setor se prepara para crescimento acelerado investimento na qualificação profissional

João Salomão, presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), ressalta que o mercado está aquecido e a tendência é aumentar nos próximos anos. Iniciativas que garantem a formação e qualificação de trabalhadores para o setor estão sendo tomadas para evitar o déficit de profissionais da área. Uma escola específica para formar carpinteiros, pedreiros, armadores e auxiliares foi criada pelo Senai, e parceria com o Governo do Estado garante a oferta de cursos para cerca de 500 pessoas, em sua maioria beneficiários do Bolsa Família que façam parte do CadÚnico. "Queremos envolver as pessoas que não têm formação, que não têm renda, esse é o público", diz o presidente da Fieac, que destaca o envolvimento dos empresários e o governo nas ações de responsabilidade social dos trabalhadores.

Com o lema "Esporte como Qualidade de Vida", O Dia Nacional da Construção Social é uma realização da Fieac e Sinduscon para proporcionar aos empregados da construção civil atividades de promoção da saúde, lazer, esporte e cidadania, como consultas médicas e odontológicas, emissão de documentos, torneios esportivos e parque infantil. Durante o evento foram sorteados aos trabalhadores dois televisores e uma motocicleta.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter