Binho é homenageado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Uninorte

Durante entrega de painel do artista e arquiteto João Melo, alunos, professores, coordenadores e diretores agradeceram governador pela dedicação ao ensino e à valorização da arquitetura

governador_homenageado_uninorte_foto_gleilson_miranda_01.jpg
governador_homenageado_uninorte_foto_gleilson_miranda_04.jpg

Binho recebeu a homenagem das mãos dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques foi homenageado pelos alunos, coordenadores, diretores e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uninorte. A solenidade foi realizada na noite desta sexta-feira, 20, no ato que marcou a entrega da obra de arte feita pelo artista plástico e arquiteto João Melo em uma das paredes do prédio da universidade. Binho recebeu uma placa das mãos de três acadêmicas do curso, em reconhecimento ao trabalho relevante realizado em prol da educação e da arquitetura no Acre.

"É uma homenagem singela, mas feita com muito carinho. O governador Binho Marques mostrou que a arquitetura no Estado tem seu espaço valorizado, dialogando com novas ideias", afirmou a coordenadora do curso, Marlúcia Neves.

Hoje, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uninorte atende cerca de 400 alunos e a primeira turma se forma em dezembro de 2011. Serão profissionais com boas oportunidades em um Estado que cresce economicamente, com muitos investimentos em obras, tanto no setor público como o privado. O arquiteto tem muitas frentes de trabalho, podendo atuar com edificação e construção, projetos urbanos, pesquisa e preservação do patrimônio histórico, paisagismo e ambiente, entre outros.

Na placa de homenagem entregue ao governador, a frase do arquiteto Rafael Trombeta: "Arquitetura é um espelho da natureza, ela intensifica, abranda ou transforma freqüências, sejam elas etéreas ou apenas intangíveis".

Participaram do ato, o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Daniel Zen, o diretor Executivo de Assuntos Acadêmicos da Uninorte, Marco Brandão, e o mantenedor e diretor financeiro da universidade, Ricardo Leite. Os diretores agradeceram principalmente o grande salto em educação pública do Acre nos últimos doze anos graças ao investimento público em escolas, qualificação e formação profissional.

"O Governador Binho marques é uma pessoa chave nessa revolução que a educação do Acre vive hoje. Então, nada mais justo do que homenageá-lo na noite de entrega desta bonita obra de arte, já que ele também é um grande incentivador da cultura", disse Marco Brandão.

Ricardo Leite lembrou os bons índices em educação do Acre que colocam o estado hoje em primeiro lugar no ranking da região norte e entre os melhores do país. "Isso é fruto de muito investimento desse projeto político. Nós trabalhamos com educação e por isso fazemos esse reconhecimento".

governador_homenageado_uninorte_foto_gleilson_miranda_05.jpg

Coordenadores, professores e diretores também participaram da homenagem e agradeceram investimentos em educação e infraestrutura no Governo de Binho Marques (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Binho agradeceu a homenagem e confessou ter tido vontade de ter estudado arquitetura, curso que na sua época não era oferecido em nenhuma instituição de ensino superior do Acre. "Tudo isso que nos orgulha hoje é resultado principalmente de um povo muito batalhador, que tem uma identidade. O Acre é um lugar especial. E temos hoje uma capital bonita, com muitas obras. Rio Branco, embora não seja planejada, é uma cidade orgânica, que junta infraestrutura e floresta. A mistura da modernidade e tradição é a nossa marca e sei que vocês vão contribuir muito com esse crescimento. Por isso, digo que essa homenagem do curso de arquitetura e urbanismo é para o povo do Acre".

Painel de João Melo também no palco da Concha Acústica

governador_homenageado_uninorte_foto_gleilson_miranda_11.jpg

Concha Acústica do Parque da Maternidade também recebeu uma obra do arquiteto e artista plástico João Melo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A ideia de trazer arquiteto João Melo para o Acre partiu dos próprios acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uninorte durante congressos que eles participaram em outros estados. Admirados com o trabalho do artista plástico, foi feito o convite para que João Melo, que reside hoje em São Paulo, pintasse uma das paredes do prédio onde é realizado o curso. No Acre, ele também foi convidado pelo Governo do Estado para fazer uma pintura no muro da Concha Acústica.

Arquiteto urbanista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2006, João César Melo é artista plástico autodidata e ganhador de vários prêmios, entre eles o Prêmio IAB de arquitetura Capixaba nos anos de 2004, 2005, 2007 e 2008. Ele nasceu em Belo Horizonte – MG, mas se mudou para Vila Velha aos 3 anos de idade. Hoje mora em Santos -SP, onde mantém ateliê de desenho e pintura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter