Amostra reúne vídeos produzidos por jovens estudantes
Será exibido na Biblioteca Pública Estadual, a partir das 13 horas deste sábado, 14, o projeto Tela Rodante, que divulga vídeos documentários produzidos por estudantes de escolas de municípios dos Estados brasileiros. Além de produzir vídeos, o Tela Rodante realiza atividades com as crianças, como pintura e grafite, e mostra para os jovens estudantes outros valores da educação.
O projeto é um trabalho realizado pelos educadores Alonso Pafyeze e Lorena Ortiz, que começou no ano de 2009 e desde então vem percorrendo vários países da America Latina realizando trabalhos educacionais, exibições e participações em festivais. O filme que será exibido neste sábado foi apresentado no II Festival Internacional de Cine Arte para Niños e Niñas no Museu de Arte moderna de Bogotá (Colômbia) e foi produzido por estudantes da rede pública em Capixaba.
É a terceira vez que o projeto Tela Rodante vem ao Acre. Para Lorena Ortiz, uma das responsáveis pelo projeto, o Acre e o Tela Rodante já são parceiros. "Normalmente nós temos muitos custos com o projeto, e no Acre sempre existe um incentivo por parte da Fundação Nacional de Artes e da Fundação de Cultura, o que nos motiva muito", diz a educadora.
Antes da exibição de sábado, um ônibus irá trazer de Capixaba os estudantes que participaram do processo de construção do vídeo. O resultado que será exibido é fruto da primeira visita do projeto ao Estado, em julho de 2009. A partir da próxima semana o projeto começa um novo trabalho educacional no Estado que deve durar por 12 dias.