O governo do Acre realizou, na última quinzena, a primeira fase do Programa de Arborização Urbana e Paisagismo da Cidade do Povo. O maior projeto de habitação já efetivado no Acre vai contar inicialmente com mais de duas mil mudas plantadas nos passeios, praças, prédios públicos e em frente às casas recém-construídas.
O projeto é uma parceria das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Obras Públicas (Seop), Desenvolvimento Florestal da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). Para a realização do programa está em fase de implantação um viveiro dentro da Cidade do Povo, para produção e manutenção das mudas.
Para o técnico Seop, Paulo Leite, o programa vai contribuir com o embelezamento das ruas e o conforto das famílias, mantendo um ambiente propício para atividades de lazer.
Foram plantadas, além de árvores nativas da região, mudas frutíferas, que formarão um “bosque funcional”, que além de fazer sombra fornece frutos para o consumo dos moradores e serve como atrativo para as aves e outros animais.
Entre as mudas que estão sendo plantadas, espécies como abacate, açaí, graviola, jabuticaba, caju, laranja, carambola, jaca, cupuaçu e outras.
Segundo o técnico Luiz Fernando, a Sema vai estar presente na chegada das famílias às casas e oferecer mudas para o plantio de pomares domésticos nos quintais. Uma equipe da secretaria, com apoio de alunos da Uninorte, estará fazendo um trabalho educativo e orientando o plantio das mudas.
Para o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, a arborização da Cidade do Povo terá como conceito básico a implantação de frutíferas e dos bosques funcionais, com o adensamento de fruteiras na adequação das espécies aos diferentes ambientes públicos, como forma de cuidar.