Conselheiros escolares se reúnem para discutir gestão democrática

– O último encontro presencial aconteceu no prédio anexo da SEE (Foto: Assessoria SEE)
– O último encontro presencial aconteceu no prédio anexo da SEE (Foto: Assessoria SEE)

Representantes de conselhos escolares participaram do último encontro presencial da formação continuada na manhã desta sexta-feira, 23. O encontro foi realizado no prédio anexo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) .

A formação enfatizou o papel do conselho como aliado da gestão democrática, e foi idealizado pela Coordenação Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, tendo sido o Acre o primeiro estado a criar esse tipo específico de coordenação para auxiliar os conselhos das escolas.

Mesmo sendo uma experiência piloto, mais de 150 membros de conselhos da rede estadual de ensino de Rio Branco, Feijó, Mâncio Lima e Plácido de Castro participaram da formação, dividida em três encontros presenciais e aulas online, que totalizaram 40 horas.

O Estado também irá participar do 6º Encontro Anual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, em Brasília entre os dias 28 e 30 deste mês. Representando os alunos da Região Norte, será enviada ao evento, com despesas pagas pelo Ministério da Educação, a aluna Hemily Matos, de 11 anos, da Escola Estadual Senador Adalberto Sena.

Iris Célia Coelho, professora da Escola Raimundo Gomes, participou dos encontros e enfatizou a importância dos conselhos. “Eles contribuem significativamente para um ambiente mais democrático. Todos precisam trabalhar juntos, da portaria até a gestão, para que seja alcançado o principal objetivo escolar: maximizar o aprendizado do aluno”, disse.

Ana Lúcia Galvão, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), lembrou aos presentes que o educador não é apenas aquele que está em sala de aula. “Todos os envolvidos nas diversas áreas da educação precisam contribuir para o funcionamento positivo do sistema educacional, melhorando a escola e a sociedade em que estamos inseridos.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter