Com o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede nacional, será realizada de 19 a 24 deste mês, em Natal (RN), a “Teia Nacional da Diversidade”, durante o 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC). O Acre será representado no encontro por uma comissão com 12 delegados e dois representantes convidados, eleitos num fórum coordenado pela Rede de Pontos de Cultura do Acre.
A presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins também participará da Teia. “Os Pontos são financiados por convênio entre o MinC e o governo do Estado, por meio da FEM. São ações pulsantes nas comunidades. A Teia é um momento de debater essa política que traz uma gestão inovadora, contemporânea e coletiva entre poder público e sociedade civil”, disse.
O encontro terá oficinas, fóruns e seminários temáticos como espaços de diálogo. Um dos momentos importantes será a participação nos grupos do “Encontro da Diversidade”, que agrega segmentos das políticas setoriais atendidos pelo Programa Brasil Plural.
Os “ponteiros” do Acre mostrarão na Feira de Economia Solidária e Criativa da Teia, o artesanato acreano, além de apresentarem um mosaico sobre o fazer cultural de cada Ponto.
“Um pouco de nossa história e luta se fará presente com a mostra do nosso artesanato. Além de apresentarmos o nosso fazer e arte, e estarmos nos debates”, explica a coordenadora da Rede de Pontos de Cultura do Acre, Dani Mirini.