A ampliação da produção de leite é o principal objetivo das ações desenvolvidas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção (Seap), para atender ao mercado local com o produto. Os investimentos na cadeia produtiva, na região do Alto e Baixo Acre, vão desde a instalação de tanques de resfriamento de leite comunitário, numa transição do sistema tradicional ao exigido por lei – com mudanças no acondicionamento e transporte –, até cursos de capacitação aos produtores.
Com investimentos próximos a R$ 6 milhões, o governo do Estado está modernizando a bacia produtora de leite dos municípios do Alto e Baixo Acre. Com o processo de aquisição já adiantado, está em fase de instalação o total de 136 tanques de resfriamento de leite, atendendo demanda de centenas de produtores familiares que brevemente não poderão utilizar mais latões no armazenamento e transporte do produto.
Outros investimentos, como a distribuição de ordenhadeiras mecânicas e implantação de queijarias e laticínios, estão em andamento, aliados aos cursos de capacitação direcionados aos produtores.