O governo do Estado do Acre anuncia que sexta-feira, 2, após o feriado do Dia do Trabalho, será ponto facultativo para os servidores dos órgãos da administração pública direta e indireta, autárquica e fundacional do Estado, conforme decreto nº 7.492, de 29 de abril, assinado pelo governador Tião Viana.
A história do Dia do Trabalho
A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista (congresso realizado em Paris), que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos da Europa, escolhendo a data de 1º de maio como Dia do Trabalho.
A iniciativa homenageava operários dos Estados Unidos que três anos antes organizaram uma grande campanha reivindicando melhores condições de trabalho, fazendo mais de 1.500 greves em todo o país. Em uma dessas manifestações, a polícia reprimiu um movimento de forma violenta, ocasionando a morte de quatro operários.
Assim, o Dia Mundial do Trabalho é um momento de relembrar conquistas, a exemplo da diminuição da carga horária de trabalho, que já teve 14 horas diárias – atualmente reduzida, em média, para 8 horas diárias -, e também de novas lutas, na busca constante de garantir melhores condições para todos os trabalhadores.