Quase três mil produtores serão beneficiados com um projeto de fomento agrícola por intermédio do Plano Brasil Sem Miséria. A ação será coordenada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater/AC), e é resultado de um Termo de Cooperação entre a instituição e os ministérios do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário.
As atividades já iniciaram com a capacitação dos técnicos extensionistas dos municípios de Tarauacá e Feijó. O objetivo da cooperação é contribuir para erradicação da extrema pobreza a partir da inclusão produtiva e abrir caminhos para outras políticas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
De acordo com a diretora técnica da Emater/AC, Socorro Ribeiro, que coordena o projeto, após a capacitação a equipe que já fez a identificação do público nos municípios, vai dar início ao diagnóstico e elaboração de projeto produtivo de baixa tecnologia.
“Vamos desenvolver um programa de fomento que visa apoiar a produção, com assistência técnica, a partir do repasse de recursos não reembolsáveis no valor de R$ 2,4 mil que garantam a estruturação das atividades produtivas das famílias beneficiadas”. Os beneficiários são famílias inclusas no CadÚnico e que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).
O projeto produtivo deve priorizar a diversificação alimentar e a ampliação das oportunidades de ocupação e renda das famílias.