O Acre teve um dia exclusivo para mostrar as suas potencialidades a quem esteve no Espaço Brasil S/A, em Milão (Itália). O Chamado Acre Day contou com a presença de empresários brasileiros e europeus, profissionais de design e de turismo, e com a participação de Renan Paes Barreto, embaixador do Brasil na Itália.
Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer mais sobre a proposta acreana de desenvolvimento sustentável e a proporção em que ela tem influenciado na vida das comunidades tradicionais.
Para o embaixador, o Acre tem se destacado pela forma com que busca o crescimento econômico, aliando o cuidado com o meio ambiente e a comunidade, tornando-se referência não apenas no Brasil, mas internacionalmente. Por isso, conquistou o respeito de empresários, das autoridades e de instituições europeias de renome, como o Poli.Desing e o Instituto Europeu de Design (IED).
Após a solenidade de abertura, a arquiteta e curadora da exposição exposta em Milão, Marlúcia Cândida, abriu o ciclo de palestras fazendo a contextualização do design como fator importante para crescimento da economia, por agregar elementos da cultura local aos produtos.
Nessa intenção, a arquiteta defende a capacitação dos profissionais no Estado e criações com melhor acabamento que acrescentam valor à matéria-prima e geram emprego e renda para os acreanos.
“Saímos do patamar de praticamente zero no quesito design e hoje já temos expostos produtos de madeira e látex. Trabalhamos para nos tornar referência no Brasil, assim como Milão é para o mundo”, defende.
Segundo a curadora, a participação do Acre em 2012 no Espaço Brasil S/A, em Milão, possibilitou a parceria com o Consorcio Poli.Design e também com o IED, cujos produtos em madeira e látex foram apresentados no evento deste ano.