Polícia Militar forma 211 segundo-sargentos e Governo do Estado entrega veículos para dar suporte às ações integradas das polícias
Uma turma de 211 policiais militares da capital e do interior do Estado serão formados segundo-sargentos em cerimônia a ser realizada nesta sexta-feira, 14, em frente ao quartel da Polícia Militar a partir das 8 horas. Lei aprovada no fim do ano passado reduziu o interstício, período que determina o tempo mínimo que um militar deve permanecer num posto, beneficiando dezenas de militares que puderam buscar a promoção da patente. Durante cinco meses, eles participaram do curso de formação realizado no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).
Criado dentro da visão sistêmica de trabalho integrado para alcançar o modelo de atuação unificada, o Cieps prepara os policiais civis e militares para seguir a mesma linha conhecendo melhor a própria corporação, as necessidades da sociedade e seu próprio território. "Ele sai mais preparado para essa sociedade que quer uma polícia proativa, que se antecipa aos acontecimentos", explica a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina.
Durante a solenidade de formatura dos segundo-sargentos serão entregues às Polícias Civil e Militar, Pelotão Fluvial e Corpo de Bombeiros Militar, barcos, lanchas, motores para as lanchas, veículos tipo caminhonete e motocicletas para batedores que serão distribuídos nas regiões do Juruá, Alto Acre e Purus. A entrega dos veículos é mais uma ação que integra a política de fortalecimento das instituições de segurança pública para atender a demandas específicas.
A secretária Márcia Regina lembra ainda que a partir do segundo semestre do ano o Pelotão de Fronteira começa a agir intensamente no Acre e até lá serão feitas as entregas de mais equipamentos. O investimento com a aquisição e adaptação somente destes novos veículos é de R$ 1,1 milhão de reais. Considerando recursos provenientes do Ministério da Justiça, BNDES e Governo do Estado foram investidos em Segurança Pública para a aquisiação de equipamentos, veículos, embarcações, material de proteção individual, informática e obras no período entre 2009 e 2010, um total de R$ 15.096.927,51.