Secretaria Estadual de Saúde vai realizar busca ativa em cada domicílio para atingir meta do Ministério da Saúde
Dos cinco grupos prioritários da campanha de vacinação contra influenza a (H1N1) estabelecidos pelo Ministério da Saúde, apenas os profissionais da área de saúde, população indígena, gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de sessenta anos e crianças com idade entre 6 meses e menos de 2 anos já tomaram a vacina, que está disponível em todas as unidades de saúde. Nesta etapa estão sendo vacinados jovens de 20 a 29 anos.
Osvaldo Leal diz ainda há uma cobertura vacinal muito baixa, em torno de 40%. "Na verdade resolvemos intensificar as estratégias montadas anteriormente. É entendido que o chamamento houve no país inteiro com o Dia D há duas semanas atrás. Não é só o Acre que vive essa situação, o país inteiro tem baixa cobertura. Temos mais de um mês e meio de campanha. As unidades estão orientadas para fazer a busca ativa. Agentes de saúde, agentes de saúde da família estão orientados a irem de casa em casa fazendo a vacinação e continuamos mantendo a oferta da vacinação nas unidades de saúde", explica o secretário.
A campanha de vacinação para os grupos prioritários vai até o dia 21 de maio. O secretário garante que há doses mais do que o suficiente para vacinar a população das faixas etárias de risco, e encerrando esta etapa, a partir do final de maio, a Secretaria de Saúde irá oferecer a vacina para os demais públicos.