Tião Viana entrega pavimentação do Ramal Linha 3 em Cruzeiro do Sul

Tião Viana ressalta que pavimento do ramal beneficia escoamento da produção de duas mil famílias da comunidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana ressalta que pavimento do ramal beneficia escoamento da produção de duas mil famílias da comunidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O sábado, 29, foi de muita festa para a comunidade do Ramal Linha 3, na comunidade Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul. A celebração se dava por conta da presença do governador Tião Viana que fez a entrega oficial da pavimentação de cerca de 10 quilômetros da via.

infografico-linha-3-thennyson-png322A obra, orçada em R$ 6,7 milhões, foi executada pelo governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) e incluiu terraplanagem, construção de duas pontes, de 18 metros cada uma, e galerias. Além disso, foram utilizadas mais de quatro mil toneladas de massa asfáltica.

“Com a pavimentação a comunidade tem agora 25 quilômetros de ramal asfaltado beneficiando mais de duas mil famílias, que tinham uma enorme esperança de escoar seus produtos, de se consolidar no mercado. Com essa estrada e com o apoio que estamos dando para essas famílias na produção, nós estamos construindo a classe média rural”, afirmou Tião Viana.

Novas perspectivas

Liderança comunitária e morador do Ramal Linha 3 há 30 anos o produtor rural Darci Mendes foi categórico ao declarar o ato ocorrido na manhã de sábado como “uma das horas mais importantes da vida da comunidade”. O produtor rural classificou a chegada do pavimento como uma conquista.

“É a nossa maior conquista dos últimos 30 anos. Vai facilitar o escoamento da nossa produção, o atendimento médico, o acesso à educação. Então, isso aqui melhorou tudo. Só temos a agradecer em primeiro lugar a Deus e em segundo lugar ao governador Tião Viana porque é quem mudou a vida dessas famílias”, completou.

Darci Mendes observou que as famílias da região viram suas vidas mudadas nas últimas gestões de governo e enumera os avanços. “O governador Jorge [Viana] na questão de melhorar as condições do Acre. O Binho [Marques] também trabalhou e melhorou as condições da educação e o governador Tião Viana, a gente não esquece nunca, porque é governador que está melhorando a vida do trabalhador”.

“O governador Tião Viana é um governador que está melhorando a vida do trabalhador rural que é quem leva a comida na mesa de todos os trabalhadores e isso é muito importante.”

Darci Mendes, produtor rural do Ramal Linha 3

Para a gestora escolar Luzia Cavalcante o momento da conclusão das obras de pavimentação é “sublime e especial”. Ela confessa que em alguns momentos chegou a duvidar que as obras seriam concluídas, mesmo vendo as máquinas do Deracre trabalhando no local.

“Não acreditava porque a gente que vive aqui é conhecedora do solo. É um solo difícil. O inverno não ajudava também. Mas hoje o asfalto faz diferença, os alunos passaram a ter uma perspectiva de vida, eles conseguem projetar um futuro melhor, consideram que podem estudar, fazer uma faculdade, para investir na agricultura”, disse a gestora.

Construindo o novo Acre

A região do Linha 3 tem se destacado pela área de produção rural e isso foi o que destacaram os parlamentares que acompanhavam Tião Viana na solenidade de entrega do ramal pavimentado. A deputada federal Perpétua Almeida frisou que ao lado do esposo, o secretário Edvaldo Magalhães, esteve várias vezes na região e lembrou, com emoção, que há 20 anos a realidade no local era diferente.

“Antes saímos quase chorando por ver a situação das famílias. Hoje, me alegro por ver que vocês têm plantação de coco, tanque de piscicultura, criação de abelha de mel sem ferrão. E se alguém ousar chegar aqui e dizer pra vocês que o Acre não produz nada, mostrem suas mãos calejadas do trabalho na agricultura”, declarou Perpétua Almeida.

Os deputados estaduais Moisés Diniz e Denílson Segóvia também participaram do ato na Santa Luzia. “Povo do Santa Luzia, vamos ousar, vamos vencer porque com esse governo ao lado de vocês e a benção de Deus vamos mais longe”, concluiu Denílson Segóvia.

Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter