O Detran e a Seção de Análise Criminal da Polícia Civil divulgaram os índices parciais relacionados às vítimas de acidentes fatais de trânsito no estado, referentes a fevereiro de 2014, mês representativo, visto o fim das férias e início do período escolar. De acordo com o estudo, o número de mortes caiu 80% e a redução de acidentes fatais foi da ordem de 75%.
Os apontadores também seguem com redução no total de acidentes com vítimas não fatais, em que foram computados 22% em janeiro e 7% em fevereiro, contabilizando 15% de decréscimo. O total de acidentes, comparando os dois primeiros meses do ano de 2013 e 2014, diminuiu 5,84%, considerando o índice total para cada 10 mil veículos.
Os dados, em um modo geral, são tecnicamente considerados favoráveis. De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, o decréscimo mostra a consciência que os condutores estão passando a ter no trânsito. “Janeiro e fevereiro são meses relevantes para análise, tendo em vista o fim das férias e a volta às aulas, quando o fluxo de veículos e tráfego de pessoas aumenta nas vias públicas”, disse.
A estatística de acidentes realizada pelo Detran define as diretrizes para o trabalho preventivo realizado pelo órgão, além de nortear os gestores na solução das problemáticas do trânsito nas vias públicas acreanas. Possui cinco seções de análise e, para o efetivo fechamento dos dados, é necessário o acompanhamento das vítimas nos 30 dias subsequentes às ocorrências.