Setul promove oficina junto ao Conselho Estadual de Turismo

 

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), realizou a Oficina “Pensando o Turismo no Acre”, voltada para membros do Conselho Estadual de Turismo, na manhã desta quarta-feira, 26, no Pinheiro Palace Hotel.

Na oficina estavam representantes da cadeia turística do setor público e privado (Foto: Assessoria Setul)
Na oficina estavam representantes da cadeia turística do setor público e privado (Foto: Assessoria Setul)

A oficina objetiva fomentar as ações em prol do turismo. De acordo com Yure Lobo, consultor do Conselho de Regionalização do Turismo e ministrante da oficina, também tem a função de alinhar o conselho em relação ao desenvolvimento de políticas públicas do estado e comprometer os parceiros públicos e privados com essas ações.

O conselho é formado pelos representantes do setor turístico, tanto da parte institucional como da iniciativa privada. José Moraes, presidente do Conselho Estadual de Turismo, relata como funciona o trabalho em conjunto. “O conselho tem a ordem de liberar e orientar, por exemplo, alguns convênios que demandam do Ministério do Turismo e exige a nossa aprovação antes de ser direcionado ao setor público”, declarou.

Rachel Moreira, secretária de Turismo, explica que agora os projetos prioritários são primeiramente o de elaboração do Plano Estadual de Turismo, pois a partir dele vai gerar a diretriz de política para os próximos anos. O outro é o da consolidação da Rota Internacional.

A Rota Internacional é um produto criado em parceria com três estados – Mato Grosso, Rondônia e Acre –, além do país vizinho Peru. Rachel explica que, com a Copa do Mundo se aproximando, é de suma importância a consolidação dessa rota para tornar o Acre um acesso aos visitantes da América Latina que vêm conhecer o Brasil. “A Colômbia, que está próxima ao estado, é o segundo país com mais aquisição de ingressos para a Copa.”