Iniciativa terá como meta construir um levantamento do perfil epidemiológico da saúde bucal no país
O Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde Bucal, realiza oficina para lançamento do Projeto Saúde Bucal Brasil 2010, de 17 a 19 deste mês, a partir das 8 horas, no Auditório do Departamento de Vigilância em Saúde (antigo DABS). O objetivo do Governo do Estado com o projeto é construir uma série histórica com base de dados relativos ao perfil epidemiológico da saúde bucal nacional.
Segundo a coordenadora estadual do projeto, Verônica Barbosa, a ação também visa verificar tendências, planejar e avaliar os serviços, por isso será oferecida a oficina, que é uma das primeiras fases do projeto. "A expectativa é de conhecer a situação ou condição de saúde bucal da população brasileira. Assim, durante a oficina, as equipes que vão a campo serão treinadas para melhor condução da pesquisa", afirma coordenadora.
Para coleta de dados, as pesquisas serão realizadas usando o método de sorteio de setores, ou seja, bairros, de acordo com o registro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão registrados agravos bucais como cárie dentária, condição periodontal, edentulismo e uso de próteses de acordo com a faixa etária. O questionário constará de três blocos: caracterização demográfica e socioeconômica, utilização de serviços odontológicos e morbidade bucal referida; e autopercepção e impactos em saúde bucal.
A previsão de exames será de 1.500 pessoas em Rio Branco e em torno de 100 pessoas em Cruzeiro do Sul e Manuel Urbano, todos nos grupos etários representativos de cada ciclo de vida: crianças de 5 e 12 anos, adolescentes de 15 a 19 anos, adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos. "É importante a cooperação da população na aceitação dos pesquisadores em seus domicílios, facilitando o êxito do projeto", ressalta Verônica Barbosa.
Na oficina, a apresentação do projeto será com a técnica Regina Marques, do Centro Colaborador da Universidade de São Paulo (USP). Estarão presentes no evento o secretário de Estado de Saúde Osvaldo Leal, secretários municipais de Saúde dos municípios sorteados – Manuel Urbano, Cruzeiro do Sul e Rio Branco -, representantes do Conselho Nacional de Odontologia (CRO/AC), da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/AC), do Sindicato dos Odontologistas do Acre e outros de segmentos de Saúde Bucal.
O projeto beneficia a população brasileira, pois fornece aos pesquisadores dados da saúde bucal que serão usados para planejar e melhorar o acesso e os serviços no SUS da referida área, bem como consolida o modelo metodológico, demarca o campo de atuação do componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal.