Instituição abre vagas para os cursos de Artes Plásticas, Teatro e Música
Em maio de 2007, a Usina de Arte realizou seleção para os cursos de Teatro, Música, Artes Plásticas e Cinema e Vídeo. Por mais de dois anos, os cursos promovidos pelo Governo do Estado aprofundaram o conhecimento prático e teórico-reflexivo dessas linguagens, possibilitando aos alunos o desenvolvimento de habilidades na análise, compreensão, manipulação e criação de objetos artísticos. Agora, a Usina mais uma vez reabre processo de seleção para formar novas turmas para os cursos de Artes Plásticas, Teatro e Música.
Em Rio Branco, os interessados devem preencher a fica de inscrição e levar pessoalmente à Usina de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 11h30 e 14 às 17h30. Já quem mora no interior do Acre pode preencher a ficha de inscrição e enviar pelos Correios para o endereço da Usina, conforme explicado na carta de apresentação.
Acesse aqui a ficha de inscrições
Acesse aqui a carta de divulgação dos cursos com detalhes sobre o processo de inscrições
Veja o folder de programação dos cursos
A seleção para os cursos da Usina de Arte serão compostas de três etapas: 1) inscrição; 2) pré-seleção com prova escrita/discursiva e prova de habilidade específica, Artes Plásticas: desenho de observação/individual, Teatro: entrevista e exercício em grupo, Música: audição musical individual; e oficina seletiva de 60 horas. O período de inscrições vai de 24 de fevereiro a 19 de março.
A duração dos cursos é de dois anos, com uma carga horária mínima de 1.400 horas. Para fazer a inscrição, o único pré-requisito é ter idade mínima de 18 anos, ou completar 18 anos até dezembro de 2010. O numero de vagas por curso é de 35 e todas as aulas serão realizadas na própria Usina de Artes, com horário das 18h30 às 22 horas, de segunda a sexta-feira.
A leitura, a pesquisa, a reflexão e a prática sistemática da criação são exercícios fundamentais para a formação dos alunos. O currículo dos Cursos é interdisciplinar, as oficinas/disciplinas e produções promovem o intercâmbio das diferentes áreas e priorizam o trabalho com artistas brasileiros e estrangeiros que se destacam por suas pesquisas e trabalhos em processos de aprendizados diversificados e únicos.
Os cursos
O Curso de Teatro estuda o fenômeno dramático e suas manifestações, enfoca a formação de atores, mas volta-se também para a preparação de diretores, autores ou outros profissionais que venham a promover a prática desta arte. A montagem de espetáculos e outras ações criadoras são atividades que integram o seu currículo.
O Curso de Música objetiva o desenvolvimento das capacidades dos alunos em diversos setores da música a partir da experiência criativa. Destina-se a compositores, arranjadores, instrumentistas, cantores e professores. Concertos, shows, espetáculos cênico-musicais, trilhas sonoras, gravações e experimentos pedagógicos são desenvolvidos pelos alunos, com a orientação e a participação de artistas professores.
O Curso de Artes Plásticas volta-se para a pesquisa, a produção e a prática do desenho, da ilustração digital, das novas tecnologias, da fotografia, da gravura e da pintura. Desenvolve as habilidades técnicas e expressivas dos alunos e destina-se a artistas plásticos, desenhistas, ilustradores e designers.
Programação artística
Além dos cursos regulares e livres, anualmente a Usina de Arte realiza, junto ao Teatro Plácido de Castro, uma extensa programação artística de teatro, shows, palestras, encontros, exibição de filmes e exposições como parte da formação dos alunos e de público. Os cursos já receberam os espetáculos e oficinas do Teatro de Bonecos Giramundo, Grupo de Teatro Ventoforte, grupo de percussão corporal Barbatuques, o grupo de música instrumental Uakti, entre outros.
Nos anos de 2007, 2008 e 2009 foram mais de 112 apresentações, com a presença de aproximadamente 30.000 pessoas. Dentro dessa programação, os alunos da Usina produziram e apresentaram espetáculos como a mini-ópera A Lenda da Mulher do Jacaré e Levantado do Chão.