Uma história de muitos carnavais

Governo do Estado inova ao aliar as mídias digitais à festa mais popular do Acre

carnaval_2009_81.jpg

Festa todos os anos atrai milhares de foliões para muitas brincadeiras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

carnaval_2009_92.jpg

No carnaval da família, as crianças também se divertem (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Este ano o carnaval não será igual àquele que passou. O recente lançamento do programa Floresta Digital transforma o cenário da festa mais popular realizada pelo Governo do Estado no Acre. Há nove anos, ao assumir a organização do evento, a intenção de resgatar o "Carnaval como antigamente" era a de lançar um olhar sobre o passado, sobre as tradições esquecidas e eixos da cultura popular valorizando elementos regionais e estabelecendo um vínculo de aproximação e cumplicidade com a família acreana. Hoje, o tema "Viva o Carnaval na Floresta Digital" divulga o serviço recém-implantado e propõe a interação do Acre com o mundo via internet, a partir da proposta de acesso livre e gratuito à rede mundial de computadores.

"Conseguimos acabar com o ‘carnaval do bem e carnaval do mal’. Criamos um conceito. Agora é um só: o carnaval da família do Acre, sem violência e com referências da cultura local", define Dudé Lima, um dos organizadores que está, em parceria com Nena Mubárac, à frente da orquestração do evento desde a primeira edição. Para eles, carnaval é tema que se discute o ano inteiro. Foi dessas conversas que surgiu a ideia de transferir o carnaval da Gameleira, que já não comportava mais o número de foliões, para a área externa do estádio Arena da Floresta.

Ao recriar os carnavais de antigamente vieram à tona personagens e elementos que emocionavam a todos nas alegorias, na música e na própria estrutura da festa. Um desses exemplos é a Furiosa, banda da Polícia Militar do Acre, que faz participação especial na festa e os blocos da Terceira Idade. "Temos o cuidado com a segurança, com o repertório, com o conforto, com os horários. É a responsabilidade com um evento que envolve milhares de pessoas", diz Nena Mubárac. Ela cita como única experiência negativa nesses nove anos o incidente com a cobertura do palco em 2005. "Ficou a sensação de que podíamos ter evitado, apesar de termos tomado todos os cuidados possíveis. Mas serviu para aumentar ainda mais as medidas em relação à segurança das pessoas".

"A regra é não quebrar as regras". A máxima usada pela organização do carnaval é fator primordial para o sucesso, como no caso do horário estabelecido para o fim da festa que termina à meia-noite. Um minuto pode fazer a diferença. O outro eixo é o planejamento. "A parte boa todos os anos é ver que, na hora que acaba, as pessoas ficam pedindo mais. Claro que dá vontade de continuar, mas sempre pensamos que um minuto a mais pode estragar todo um trabalho. Cumprimos rigorosamente o planejamento para não ter que dar jeitinhos", dizem os organizadores para quem o sucesso é ver que a festa terminou do mesmo jeito que começou.

carnaval_da_floresta_digital_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Carnaval na Floresta Digital terá rede gratuita de acesso durante toda a área da festa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

foto_materia_carnaval.jpg

Família de Djanane Maurer brinca todos os anos na festa (Foto: Angela Peres/Secom)

Foliões fieis – Presença confirmada. Assim é a participação da família de Djanane Maurer no carnaval. Assim como milhares de foliões acreanos, ela, que sempre participou dos carnavais na Gameleira, agora brinca todos os anos na Arena da Floresta. "É um ambiente seguro, familiar, onde podemos levar as crianças e brincar em segurança. Principalmente mais cedo, com a participação dos bonecos e dos blocos, que a garotada adora ver", disse.

O carnaval é ponto de encontro da família – irmãos, primos, sobrinhos e amigos se reúnem para se divertir durante a festa, que tem a animação garantida pelos familiares.

Novidades para o Carnaval 2010

Muitas novidades aguardam os foliões. Este ano volta a Quina Carnavalesca. A festa começa na sexta-feira e termina na noite de terça. O Arrastão da Alegria, realizado apenas no domingo de carnaval, terá uma segunda edição na terça-feira, 16, e pela primeira vez, um artista de fora do Estado foi convidado para esquentar a folia. Fernanda Farine, ex-vocalista da banda Pegadona e premiada como revelação de axé music em 2009, engrossa o cordão dos afinados que sobem ao palco para animar o público durante três noites.

Na praça de alimentação, 56 boxes de alimentos e bebidas dão o suporte para que a população enfrente as cinco horas de folia. Mais banheiros químicos estarão à disposição e toda a estrutura da Segurança Pública com policiais, bombeiros e de Saúde, com profissionais do setor de urgência e emergência estão preparados para atender às demandas.

O Acre para o mundo

carnaval_2008_40.jpg

Sistema Público de Comunicação: 10 anos de transmissão ao vivo, cada ano com mais inovações (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A inovação não para por aí. Pioneira na transmissão ao vivo do carnaval da Gameleira, a TV Aldeia estará integrada com os outros serviços do Sistema Público de Comunicação. Rádio Aldeia, Rádio Difusora e Agência de Notícias do Acre convergem as mídias para um único desafio de levar ao público a emoção da festa em tempo real.

Agora será possível ver a festa também pelos olhos dos foliões, que poderão participar baixando fotos, vídeos, enviando recados, mensagens de Orkut, twitter e outras ferramentas de comunicação virtual, recursos sequer sonhados há nove anos pela equipe que iniciou o trabalho.

Com praticamente uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, a população pôde ver ao vivo pela TV Aldeia a transmissão do carnaval que ainda oferecia serviços de orientação e informação sobre trânsito, segurança, saúde, educação, limpeza urbana. "A gente foi na marra mesmo", lembra o diretor da Rádio Aldeia, Alexandre Nunes, para quem a proposta do trabalho foi apresentada pelo secretário Aníbal Diniz. "Ele nos veio com o desafio de gravar o carnaval da Gameleira e ir exibindo. Devolvemos o desafio perguntando porque não fazíamos ao vivo. E fizemos".

A coragem de ousar rende histórias como o alagamento da casa que abrigava o estúdio. Construída praticamente no meio do rio, em determinado momento começou a alagar. "Na época estávamos retomando a estrutura da TV Aldeia, não tínhamos muitos recursos ou equipamentos, só a vontade de fazer. Mas a experiência serviu para o aprendizado e no ano seguinte a situação já era bem diferente", conta. A jornalista Lamlid Nobre relembra que naquele primeiro ano o público já manifestava satisfação pela mudança e pela novidade de se ver ao vivo na TV. "Éramos três pessoas fazendo ao vivo. Foi muito desafiador e marca uma experiência profissional importante".

A organização estima público recorde este ano com o novo formato. O carnaval da Arena da Floresta começa às 18 horas e termina à meia-noite a partir de sexta-feira, 12, a terça-feira, 16.

{xtypo_rounded2}

Programação Carnaval na Arena da Floresta

12 de Fevereiro – SEXTA-FEIRA

18h às 19h30 – André Dantas e Banda Aquiry;
19h30 às 21h – Maestro Sandoval e Orquestra Som dos Clarins;
21h às 22h30 – Sandra Melo e Banda Boca Mel;
22h30 às 24h – Banda MUGS II.

13 de Fevereiro – SÁBADO

18h às 19h30 – Grupo Terreirão do Samba;
19h30 às 21h – Carlinhos Bahia e Banda Zazueira;
21h às 22h30 – Banda Swing Novo;
22h30 às 24h – Sandra Melo e Banda Boca Mel.

14 de Fevereiro – DOMINGO

17h – ARRASTÃO DA ALEGRIA (saindo do Calçadão da Gameleira para a Arena da Floresta, seguindo pela Rua N.S. da Conceição, Rua Boulevard Augusto Monteiro e  Via Chico Mendes);
18h às 20h – Maestro Sandoval e Orquestra Som dos Clarins;
20h às 22h – Banda MUGS II;
22h às 24h – Fernanda Farani e Banda.

15 de Fevereiro- SEGUNDA-FEIRA

18h às 20h – Banda MUGS II;
20h às 22h0 – Álamo Kário e Banda Kalango Lôuko;
22h às 24h – Fernanda Farani e Banda;

16 de Fevereiro – TERÇA-FEIRA

17h – ARRASTÃO DA ALEGRIA (saindo do Calçadão da Gameleira para a Arena da Floresta, seguindo pela Rua N.S. da Conceição, Rua Boulevard Augusto Monteiro e Via Chico Mendes);
18h às 20h – Álamo Kário e Banda Kalango Lôuko;
20h às 22h – Carlinhos Bahia e Banda Zazueira;
22h às 24h – Fernanda Farini e Banda.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter