A medição realizada pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira, 14, indica que o nível do Rio Tarauacá, que no último sábado,11, atingiu a marca de 9,65m, já voltou ao seu volume normal. Hoje, o rio está com 6,73m e já não atinge casas em quatro bairros da cidade.
Embora não tenha havido a necessidade de retirar as famílias dos locais atingidos, a Defesa Civil ofereceu o apoio necessário para garantir a segurança dos moradores até que as águas retornassem ao nível habitual.
Sena Madureira
Em Sena Madureira a situação já preocupa o comando da Defesa Civil. Nesta quarta-feira, 14, o nível do Rio Iaco era de 13,79m, 21cm abaixo da cota de alerta que é de 14 metros.
O comandante da Defesa Civil estadual, Coronel Carlos Gundim, disse que a aproximação da cota de alerta deixa os órgãos em estado de atenção. “Caso a cota de alerta seja atingida as nossas equipes iniciam os trabalhos de contingência. Por enquanto a situação é estável”, afirmou.
Cruzeiro do Sul
O nível das águas do Rio Juruá continua subindo, mas permanece abaixo da cota de alerta. Na manhã desta quarta-feira, 14, o nível era de 10,7m.