Investimentos do Governo do Estado garantiram duplicação, construção de ciclovia e iluminação na rodovia, que está mais segura e bonita
Duplicada, iluminada e bem mais segura. A nova estrada de Senador Guiomard foi entregue na noite de sábado, 29, pelo governador Binho Marques em grande estilo. A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que comemora 40 anos de carreira, fez um show gratuito no Parque Canaã, para comemorar os 106 anos do Tratado de Petrópolis e as 106 obras e ações relevantes que foram entregues pelo Governo do Estado no mês de novembro. Simultaneamente, o vice-governador César Messias entregava em Cruzeiro do Sul outra importante obra: a reforma do Teatro dos Nauas, com show do cantor Zé Geraldo.
A nova estrada de Senador Guiomard foi totalmente iluminada com a mais moderna tecnologia disponível no mercado. Os 13 quilômetros que ligam Rio Branco ao município vizinho foram duplicados e sinalizados. São 12 metros de via, com três metros em cada pista e duas ciclovias de 1,5 metros. Um investimento de mais de R$ 17 milhões e geração de 200 empregos indiretos.
Binho destacou que este foi o mês mais curto da história de seu governo pelo grande desafio que impôs à sua equipe: "Esta é uma das obras mais importantes que foram entregues neste mês de novembro, comemorando os 106 anos do Tratado de Petrópolis, que anexou de forma oficial e definitiva o Acre ao Brasil. É uma obra que vai trazer mais segurança para quem trafega e para quem mora ao longo da estrada, que está totalmente iluminada, sinalizada e duplicada. É uma região de escoamento de produção – o que mereceu uma atenção especial. Nós nos colocamos um desafio muito ousado, que foi concluir essas 106 obras e ações relevantes neste mês. Foi um período de intenso trabalho, mas de grandes conquistas para o povo do Acre", comentou o governador.
A região é um polo produtor e ao longo da estrada 18 entradas de ramais receberam pavimentação asfáltica nos primeiros 50 metros. Para o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), a obra impôs dois grandes desafios em sua execução: a Curva do Tucumã, local de inúmeros acidentes com vítimas fatais, e o Top 15, ponto final do ônibus que faz a linha Santa Maria, onde os veículos faziam o retorno cruzando a pista.
"Criamos uma baia de ônibus, com um local específico para a parada, e reduzimos bastante a curvatura do trecho do Tucumã. Esses eram os pontos que registravam maior número de acidentes. O cuidados, aliados à ampla sinalização e iluminação com ‘olhos-de-gato’ e outros recursos, vão contribuir de forma eficaz para a redução no número de acidentes", disse Marcos Alexandre, do Deracre.
Os recursos para a construção da estrada foram alocados através da Suframa e do Governo do Estado. O representante da Suframa, Adriano Marques, disse que as parcerias de financiamento irão continuar: "Fico feliz em ver que os recursos foram bem empregados. A Suframa tem recursos para investir na região Norte e precisa de bons parceiros para executá-los, como o Governo do Estado".
{xtypo_quote}É uma obra que vai trazer mais segurança para quem trafega e para quem mora ao longo da estrada, que está totalmente iluminada, sinalizada e duplicada. Binho Marques{/xtypo_quote} |
Fiscalização eletrônica
Segundo o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Reginaldo Prates, a estrada do Quinari, como é conhecida, será palco de blitz rotineiras e ações educativas. Para garantir o controle da velocidade, que é de no máximo 80 quilômetros por hora, foram instalados dois radares, que contemplam as quatro pistas de rolamento. Na região dos radares a velocidade máxima permitida é de 60 quilômetros por hora.
"Os radares vão permitir que os motoristas não empreendam uma velocidade acima do permitido. É uma estrada com tráfego intenso, de carros, veículos de carga e pedestres. Uma região com várias escolas ao redor, muitos moradores, e que requer alguns cuidados como os radares para garantir mais segurança a que trafega por ela".
"Não pensei que veria a estrada assim", diz morador
O morador José Bezerra chegou à região da estrada há 40 anos e fez questão de apertar a mão do governador Binho Marques para agradecer e parabenizar. Na época a estrada era apenas um ramal, com muita lama e condições de trafegabilidade de desafiavam quem se aventurasse no caminho. "Demorávamos uma hora e 40 minutos de carro para chegar até aqui. Eu nunca imaginei, e nem acreditava, que esta estrada um dia seria asfaltada. Ela era péssima".
Quem também está feliz com a obra é o comerciante Manoel de Oliveira. Ele mora na região do Top 15 e tem um pequeno comércio na parada final do ônibus. A iluminação da estrada, para ele, é a parte mais importante. "Antes era muito escuro, perigoso. Os vândalos procuram as regiões mais escuras para roubar. Meu comércio já foi roubado. Mas agora esta estrada está muito segura, bem iluminada, espaçosa. Ficou uma obra muito bonita".
Para o governador, a revolução que o Acre vive desde 1999, só é possível graças ao povo acreano, que tem sido um grande parceiro do Estado. "Uma prova é que em 2007, o ano fraco do nosso Governo, o Acre ficou em 7º lugar em ritmo de crescimento no Brasil, segundo o IBGE."
O deputado estadual Ney Amorim, PT, traduziu a fase em que o Acre vive: "Estamos num momento de honrar compromissos e esta estrada foi um dos compromissos assumidos. O nosso povo não quer falatório, não quer blá blá blá. O povo quer ver obras e isso o governo do PT e da Frente Popular tem para mostrar. Este mês de novembro é uma prova do trabalho do Governo, que assumiu o desafio de entregar 106 obras e ações importantes e conseguiu".
Galeria de Imagens