Formato do evento foi definido pela Câmara Temática de Música do CMPC
Aniversário é uma das datas que mais geram expectativa para qualquer pessoa. Imagina então quando se celebra a troca de idade de uma cidade inteira! Pois no dia 28 de dezembro, Rio Branco completa 127 anos. Os preparativos para os festejos em razão da data já começaram. Através de deliberação da Câmara Temática de Música do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil abre o processo seletivo de grupos e artistas que participarão do show "Cantos da Cidade".
Para selecionar as atrações foi criada uma comissão composta por um representante da FGB e três da sociedade civil, já escolhidos pela Câmara Temática de Música. Os interessados em participar do evento devem enviar sua música em CD (trabalho autoral e pelo menos uma faixa que contenha referência a Rio Branco) e histórico artístico (impressão A4) para o Setor de Eventos do Departamento de Execução da FGB. O período de entrega já começou e vai até o dia 27 deste mês, às 18 horas.
Nesse ano, serão escolhidas 17 atrações musicais que façam referência à capital acreana. Músicos de qualquer estilo musical podem participar, fortalecendo a variedade musical da cidade. O resultado dos classificados será divulgado na Reunião Ordinária da Câmara Temática de Música na Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, Parque Capitão Ciríaco, às 10h, do dia 04 de dezembro de 2009.
Show virou tradição
Idealizado em 2005, o show "Cantos da Cidade" já contou com a participação de vários dos músicos mais populares da capital acreana. Sempre com canções relacionadas ao cotidiano do povo rio-branquense, o evento teve seu molde definido na Câmara Temática de Música, reforçando a importância do processo do Sistema Municipal de Cultura. Em sua quinta edição, o show acontece em quatro locais simultâneos: Calçadão do Novo Mercado Velho (Centro), bairro Quinze, Conjunto Tucumã e bairro Sobral. "A idéia do show é valorizar o artista acreano com suas composições que falam da nossa cidade. Já lançamos um CD, e com essa prática pretendemos incentivar as produções locais", afirma Leudes Souza, diretora da FGB.