Nesta semana, o governo do Estado efetivou a formação de 90 novos profissionais nas áreas de corte e costura, operador de computador, preparação de doces e conservas, produtor de derivados do leite e pedreiro, pela unidade de formação do Instituto Dom Moacyr (IDM) em Tarauacá, o Ceflora.
A formação se dá por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado pelo IDM em todos os municípios do Estado.
Maria dos Santos, aluna de corte e costura disse: “Meu sonho é ser costureira. Aprendi muito, posso fazer roupas e consertos, estou pronta para receber encomendas. Esse é um trabalho do governo que dá resultados, vou poder ajudar muito minha família”.
Para Eliane Braga, que fez o curso de produtor de derivados do leite, “o curso foi muito proveitoso, aprendi a fazer doces, manteiga, queijos e vou começar a vender iogurte na forma de picolé, acho que vai ser um bom negócio. Quero fazer mais cursos”.
Segundo José Aldeci Nascimento, que fez o curso de pedreiro, “a formação me apresentou coisas novas, agora meu serviço melhorou, aprendi a fazer da forma correta, é muito bom o governo abrir as portas de trabalho pra gente”.
“Cada um que busca a profissionalização alcança benefícios para ajudar as suas famílias e contribui para o fortalecimento do comércio local. O governo do Estado tem dado a oportunidade de construção de sonhos, fruto de um trabalho realizado em conjunto com os que se dedicam à formação,” afirmou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.