Visitantes poderão conhecer equipamentos e a maquete eletrônica do Centro Didático de Astronomia e Afins, que abriga o Planetário da Lagoa
O Governo do Acre, através do Departamento da Diversidade Sócioambiental da Fundação Elias Mansour e da Biblioteca da Floresta, abriram nesta terça-feira, 13, a >exposição Paisagens Cósmicas em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia e os 40 anos da conquista da Lua. A mostra é uma adaptação da exposição organizada pelo astrônomo Augusto Danielli, da Universidade de São Paulo (USP) e é composta de 20 paineis fotográficos de objetos celestiais, móbile do Sistema Solar, maquetes e cenários que remontam à exploração espacial, como o pouso do homem na Lua. A mostra permanece em cartaz durante seis meses. Estiveram presentes à abertura o presidente da FEM, Daniel Zen; Edegard de Deus e Sônia Melo, assessores de Governo, e a professora Francisca Bezerra, representante da secretária de Educação Maria Correia.
As fotos dos paineis foram captadas por lentes de potentes telescópios e sondas espaciais que exploram o espaço. A exposição conta com a parceria com o Grupo de Astrônomos do Acre Gama Hidra e apoio da Secretaria de Estado de Educação do Acre. A exposição tem entrada franca, e pode ser visita de segunda à sexta-feira, de 8 às 21 horas; sábado, de 14 às 20 horas; e nos domingos e feriados, de 16 às 20 horas.
Além das fotos, os visitantes têm ainda a oportunidade de conhecer uma maquete eletrônica do Centro Didático de Astronomia e Ciências Afins do Acre, onde estará funcionando o Planetário da Lagoa e o Observatório Astronômico. O Planetário do o segundo do gênero a ser implantado na Região Norte e seu projeto contempla uma cúpula interna de mais de nove metros de diâmetro. O espaço de 2,4 mil metros quadrados contará com telescópios de alta resolução e um espaço adequado para observação e uma sala de projeção com 60 lugares, incluindo seis lugares para pessoas com necessidades especiais.
O custo estimado da obra é de R$ 3,5 milhões, sendo que R$ 1 milhão foi assegurado através de emenda parlamentar do deputado Federal Nilson Mourão. O BNDES e o Tesouro Estadual são também financiadores. "Está tudo pronto, os equipamentos já estão definidos e os detalhes do projeto também", informou Sueli Melo. As obras entram agora na fase de licitação pública.