Planejamento estratégico e investimentos estão na pauta de discussão que irá ampliar a oferta de água potável e tratamento de esgoto nos municípios
Gestores do Departamento de Águas e Saneamento (Deas) de 20 municípios do Acre estão reunidos na Escola da Floresta, em Rio Branco, no 1º Encontro do Deas de Gerentes do Sistema de Abastecimento de Água e Saneamento Básico, debatendo diversos temas para a melhoria da prestação dos serviços em todo o Estado. Na pauta do evento, que vai até este sábado, 3, assuntos como planejamento estratégico de ações a serem implementadas, investimentos, sistemas operacional e comercial.
"O debate contempla ações de como melhorar o serviço, a qualidade da água, levantamento de problemas e soluções", informou o secretário de Planejamento, Gilberto Siqueira. "São metas ousadas, que envolvem garantir 100% de abastecimento no Acre até 2010", completou Petrônio Antunes, diretor-presidente do Deas.
Os investimentos proporcionados pelo Governo do Estado ao sistema ultrapassam os R$ 235 milhões. São recursos que estão desde o ano passado sendo aplicados na ampliação da rede, aumento da capacidade de reservação, hidrometração e automação do sistema em todos os municípios. O dinheiro é obtido junto ao Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e agentes de fomento, como a Caixa Econômica Federal e o próprio Tesouro Estadual.