Programa de Ensino Médio forma primeira turma em Sena Madureira

A maioria dos 124 jovens e adultos formados pretende agora continuar estudando e já sonham com a faculdade

 

peem_1.jpg

Alunos do PEEM concluem o Ensino Médio e já planejam cursar uma faculdade (Foto: Márcio Farias)

A superação para corrigir a distorção de idade e série foi mostrada a familiares, amigos e convidados na formatura do Curso do Programa Especial de Ensino Médio – PEEM, que teve como concludentes 124 jovens e adultos.  Esta foi a primeira turma do PEEM a se formar em Sena Madureira. A  solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira, 1,  no clube da Associação Atlética do Banco do Brasil. Autoridades locais, representantes do Governo do Acre e Secretaria de Estado de Educação participaram da cerimônia. 

Os alunos que conseguiram superar as barreiras,  se emocionaram no momento do juramento com a certeza de um sonho realizado e a esperança de uma vida melhor. Muitos deixaram as colônias e seringais onde viviam e vieram para a cidade em busca de novos conhecimentos, alguns se atrasaram nos estudos e com o Programa Especial de Ensino Médio, hoje buscam uma vida melhor. 

Entre os formandos, várias histórias da vida real foram apresentadas aos colegas de sala como a de Luziete Lima da Silva que morava na zona rural e começou a estudar com 8 anos de idade e após concluir o Ensino Fundamental na sua localidade teve que parar os seus estudos. "Depois de mais de 10 anos sem estudar, o PEEM trouxe para mim a esperança de recomeçar e graças a Deus e ao Governo do Estado hoje estou com o diploma na mão e agora vou seguir em frente em busca de novos estudos", disse. A maioria dos formandos quer continuar estudando e se planeja para fazer faculdade e conseguir um bom emprego. 

A Coordenadora do PEEM Poronga no município Gevânia Chaves se emocionou em ver a primeira turma do Programa Especial concluindo esta etapa. "Foram 18 meses de caminhada. É gratificante ver este alunos agora concluírem o ensino médio e seguir para o ensino superior". O coordenador do Núcleo da Secretária de Estado de Educação de Sena Madureira, Marcos Sampaio, enfatizou o investimento do Governo do Estado com a construção da Cidadania e Inclusão Social com este Programa. 

A Coordenadora Estadual Maday Correia disse para a equipe da Secretária Estadual de Educação que a formatura é a maior gratificação que podemos ter, porque sabemos que o Programa está dando certo e levando aqueles que não conseguiam mais estudar de volta para a sala de aula. O Programa Especial de Ensino Médio Poronga é  desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter